close
O Aço Inoxidável

Conheça o Aço Inoxidável!

Untitled-8

O aço inoxidável é formado por ligas de aço (Carbono + Ferro) + Cromo, com no mínimo 10,5 % de Cromo, em condições favoráveis ocorre a formação da camada passiva, que concede ao inox a resistência ? corrosão.

 

aço inoxidável camada passiva

O Cromo, em particular, forma um filme fino e aderente, que protege o material de subseqüentes ataques corrosivos. Esse filme é conhecido como camada passiva.

 

A camada passiva do? aço inoxidável

Resulta da reação entre o material e a água, sempre presente no meio ambiente (a umidade do ar condensa sobre a superfície fria do metal).

O produto dessa reação é um oxi-hidróxido de cromo e ferro.

Na região mais próxima da superfície metálica predomina um óxido, e na região mais próxima ao meio ambiente predomina um hidróxido.

Com o decorrer do tempo, a camada de óxido aumenta, não acontecendo o mesmo com a de hidróxido e, aparentemente, existe um enriquecimento do filme passivo.

Apesar de invisível, estável e com espessura finíssima (cerca de 0,000005 mm) essa película é muito aderente ao? inox? e tem sua resistência aumentada ? medida que é adicionado mais cromo ? liga.

Outros elementos como níquel, molibdênio e titânio, por exemplo, aumentam a resistência a corrosão em diversos meios.

Outros elementos podem ser acrescentados, melhorando diversas propriedades.

Podemos agrupar os aços inoxidáveis, conforme sua estrutura, formando as famílias, dentre as principais:

  • Austeníticos (Tp 304,304L, 316,316L, etc)
  • Ferríticos (Tp 409,410S, 430, etc)
  • Martensíticos (Tp 410, 420, 498, etc)

A denominação aço inoxidável sugere que o material não sofra nenhum tipo de corrosão e que seja resistente a todos os meios, conceito esse incorreto, principalmente pelos inúmeros exemplos de aplicações? bem sucedidas.

Na verdade, não existe material imune ? corrosão para todo e qualquer ambiente.

O aço inox não é diferente, por isso a necessidade de se fazer uma correta especificação beneficiando-se das inúmeras vantagens que ele nos concede.