close
O Aço Inoxidável

Saiba como fazer para reconhecer se um material é Aisi 304 ou Aisi 316

Aisi 304 ou Aisi 316

A diferença fundamental entre o? Aisi 304 ou Aisi 316 é que 316 contém molibdênio e o 304 não. Existem no mercado diversos produtos que são utilizados para uma rápida identificação da presença de molibdênio.

Uma pequena área da superfície do material é previamente submetida a um rápido lixamento e depois são adicionadas 2 ou 3 gotas do reagente. As gotas são agitadas com uma vareta de plástico. Em poucos minutos, o reagente muda de amarelo para marrom se o material tem molibdênio. Se a gota permanecer amarela, o material não é um 316.

É importante observar que estes testes não são quantitativos. O reagente produz também uma cor marrom com teores de molibdênio menores que 2, quantidade mínima aceitável para que o material seja considerado um 316.

Existe também, um outro método através do teste eletroquímico para diferenciar se o aço inox é? Aisi 304 ou Aisi 316

Ele é ? utilizado com o mesmo objetivo do anterior, cujo resultado, porém, sai em menos de um minuto.

Ele utiliza dois reagentes e uma bateria comum de 9 V, que formam um halo em torno do ponto onde foram depositados os reagentes. Se este halo adquirir coloração rosa, o aço inoxidável contém molibdênio. Este teste eletroquímico pode ser realizado não somente em superfícies horizontais, mas também em superfícies verticais e, até mesmo, de cabeça para baixo.
Esses dois métodos, prestam-se para identificar a presença de molibdênio no aço inoxidável sob análise. Desta forma, os efeitos obtidos em testes do inox 316 são também obtidos com outros aços inoxidáveis que contenham molibdênio, tais como o 444 e o 317.

Para diferenciar a os aços inoxidáveis da série Aisi 400, como o famoso Aisi 430, ? basta o teste magnético, ? para distingui-los é suficiente colocar o ímã ? junto ao metal e verificar se o imã gruda, pois os aços da série Aisi 400 são magnéticos, diferentemente dos aços da linha Aisi 300.

 

Sabemos que as dúvidas sobre o aço inoxidável ? são diversas e vêm tanto de compradores como consumidores e fornecedores. Apesar da quantidade de material educativo sobre o Aço Inox disponível hoje na internet, a maioria foca nas características químicas (especificamente na composição e comportamento químico) do produto, deixando um enorme vácuo entre a explicação química e a aplicação prática

Para facilitar esse aprendizado produzimos o ABC do Aço Inox, que você pode baixar clicando na imagem abaixo, boa leitura!

 

capa-abc-do-aco-inox