close
O Aço Inoxidável

Saiba qual a diferença entre o aço carbono e os aços inoxidáveis!

carbono

Você sabe qual a qual a diferença entre o aço carbono e os aços inoxidáveis?

Os aços inoxidáveis diferem dos aços comuns principalmente por possuírem em sua composição química um mínimo de 10,5% Cr (cromo).

Aço carbono, por exemplo, é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variáveis entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%.

No segmento Indústria, os aços inoxidáveis utilizados tem teores de cromo freqüentemente mais elevados (aproximadamente 18 de Cr) e alguns tem ainda Ni (Níquel) , Mo (Mobilidênio) e outros elementos de liga.

A presença de Cr é muito importante na formação de filmes passivos e na resistência ? corrosão do material. O Ni (Níquel) contribui notavelmente na melhoria das propriedades mecânicas.

Quando comparados com o aço carbono, os aços inoxidáveis são, em geral, materiais muito mais resistentes ? corrosão e com propriedades mecânicas superiores.

orçamento aço inox

Hoje por exemplo, mais de 30% de todo o aço inoxidável produzido é utilizado em produtos relacionados ao setor de alimentos e bebidas.

Para manter a consistência de qualidade e bom gosto, a produção de cerveja exige um material perfeitamente lavável e neutro.

Além disso, o processo de fermentação envolve gases corrosivos livres que exigem um material altamente resistente ? corrosão.

O primeiro tanque de fermentação em aço inoxidável foi usado para fazer cerveja em 1928 e ainda é o material usado em cervejarias hoje.

Da cervejaria até o armazenamento, barris de aço inoxidável são o produto padrão com milhões de litros de cerveja em barris vendidos a cada ano.

Barris de aço inoxidável têm uma vida útil em serviço maior do que outros materiais, sendo robustos e de fácil limpeza – o que os torna a solução de melhor custo-benefício para o armazenamento de cerveja.

diferença entre o aço carbono e os aços inoxidáveis 1 diferença entre o aço carbono e os aços inoxidáveis

 

O que nós assumimos com rotineiro hoje, só foi descoberto há 100 anos. Na verdade, a descoberta que mudou o mundo foi um acidente – Harry Brearley, no laboratório de Firth Brown em Sheffield, estava testando diferentes ligas de aço para tentar melhorar a qualidade de canos de revolver e notou que uma das ligas não corroía.

O ingrediente vital era cromo suficiente para que ao invés da película de óxido conhecida como ferrugem no aço comum, se formasse uma camada de proteção impenetrável sobre o novo “aço inoxidável”.

E um dos primeiros usos foi para talheres e este continua a ser o material padrão para esta aplicação hoje em dia – imagine um mundo sem aço inoxidável…