close
Comprando o aço inoxO Aço Inoxidável

3 dicas para aproveitar melhor seu orçamento de aço inox 304

aço

O aço inoxidável mais conhecido, provavelmente chamado por tipo 304, ? s vezes ? T304 ou simplesmente aço inox 304.

A Liga AISI 304 possui composição química de Carbono (0,08% máx.), Silício (0,75% máx.), Magnésio (2,00% máx.), Cromo (19,00% máx), Níquel (9,00%), Fósforo (0,045% máx.), Enxofre (0,030% máx.) e outros (N-O,10% máx.)

O aço inox 304? é amplamente utilizado fabricação de peças que devem resistir a? um grande número de agentes corrosivos,? tais como ácido nítrico, soluções alcalinas,? água do mar, etc.

Normalmente utilizado na? fabricação de tanque da indústria química? e têxtil, na fabricação de eixos, parafusos,? rebites, etc.

Separamos algumas dicas para que você aproveitar? melhor o seu orçamento do aço inox 304

1 – Ao receber o pedido de compras do setor de engenharia? conferir qual o produto que vai precisar orçar

O Aço inox 304, normalmente é vendido em chapa, tubo, bobina, cantoneira, perfis, barra chata, anel, disco e peças cortadas sob medida.

No orçamento essa informações pode estar? divididos em siglas:

  • CH – Chapa
  • BO- Bobina
  • TB – Tubo
  • BA- Barra Chata
  • PL – Perfil
  • DI – Disco
  • AN – Anel
  • SM – Sob medida

Um dica muito importante, que pode gerar economia em seu orçamento é verificar se o distribuidor pode beneficiar o produto conforme necessidade de sua produção, pois hoje alguns distribuidores possuem maquinário de corte e dobra que podem otimizar tempo e horas trabalhadas em sua empresa

2-? Certificar se o AISI 304 é o melhor tipo de aço para a sua aplicação

O Aço inoxidável pode ser vendido de várias formas, ? quando for citado a classificação? do aço inoxidável, o chamado AISI que vem seguido de um número, ? como o Aisi 304, 304L, 430, 316, etc, estão referindo-se ao tipo de aço inoxidável conforme o sistema americano para a classificação dos aços (American Iron and Steel Institute- AISI).

Esta classificação se refere as propriedades e a composição química da liga.

Você pode baixar a tabela com as propriedades de todas as ligas aqui

Os melhores distribuidores tem uma equipe técnica de engenheiros que podem indicar o melhor tipo de aço inoxidável para cada aplicação e indicar tipos novos de materiais que podem ser mais eficientes em sua aplicação

assistencia tecnica

 

3- Muita atenção no acabamento e espessura

Devido ao grande uso dos aços inox como matéria-prima nos mais variados setores da indústria, diversos tipos de acabamentos são plenamente utilizados com sucesso.

 

Freqüentemente diferentes aplicações exigem características superficiais também diferentes para que a peça ou produto fabricado tenha o melhor desempenho em serviço.

Citamos alguns exemplos abaixo para verificar como é importante a correta definição do acabamento.

 

 

Vamos, por exemplo, imaginar um mesmo aço inox tipo 304, espessura 1,20 mm para duas aplicações distintas:

 

 

– piso para estabelecimentos comerciais e leitos hospitalares.

O aço é o mesmo, a espessura é a mesma, a composição química é a mesma, as propriedades mecânicas são as mesmas. Porém se o material empregado nos leitos hospitalares tiver um acabamento rugoso, sua limpeza será mais difícil e conseqüentemente a remoção de bactérias não será tão eficiente.

 

Em contrapartida, se o piso tiver um acabamento superficial bastante liso, com rugosidade bem baixa, será desastroso.

 

Aços produzidos por laminação a quente (LQ – Laminado a Quente ou BQ – Bobina a Quente) compreendem as faixas de espessura mais grossas e têm uma rugosidade superficial maior do que aços laminados a frio (LF ou BF).

 

Ou seja: um inox 304 BQ, espessura = 3,00 mm terá rugosidade maior do que um inox 304 BF, espessura = 3,00 mm.

 

Se dois aços inox iguais forem laminados pelo mesmo processo, mas para espessuras diferentes, o mais fino terá rugosidade menor. Isso equivale dizer que um inox tipo 304 BF, espessura = 2,00 mm terá rugosidade maior que um inox 304 BF, espessura = 0,60 mm.

 

 

Para auxiliá-lo na compra do aço inox 304 ou outros materiais, ? a Losinox com mais de 50 anos de experiencia no mercado de aço inoxidável, preparou para você um manual chamado “Manual do Comprador de Aço Inoxidável”.

 

O Manual do Comprador de Aço Inoxidável foi? elaborado para esclarecer, de forma simples e prática, tudo o que deve? ser levado em consideração pelo comprador para fazer a melhor? decisão? possível.

 

 

Baixe agora e entenda tudo sobre o mercado de compras de aço inoxidável

 

manual do comprador do aço inox 304