close
O Aço Inoxidável

Saiba o que é o aço inoxidável tipo Austenítico

inoxidavel

Composto basicamente por ferro, cromo e níquel, o aço inox do tipo austenítico possui uma vasta gama de aplicações devido sua alta? resistência ? corrosão e facilidade em operações de soldagem.

Por não conter uma quantidade muito alta de ferro, os aços? inoxidáveis desta categoria não possuem forte magnetismo. Porém? possuem uma ótima resistência ? corrosão atmosférica.

O? aço austenítico têm austenita como fase primária (face centrada em cristal cúbico). Estas são ligas contendo cromo e níquel (? s vezes manganês e nitrogênio), estruturado em torno da composição 302 do tipo de ferro, cromo 18%, e 8% de níquel.

Aços austeníticos não são endurecíveis por tratamento térmico. O aço inoxidável é mais conhecido, provavelmente, por tipo 304, ? s vezes chamado T304 ou simplesmente 304.

Os principais tipos de aço austenítico são:

AISI 201 – Características muito similares ao AISI 304, porém é uma? alternativa mais econômica devido sua baixa quantidade de níquel.

AISI 301 – Excelente resistência estrutural e por? isso é comumente utilizado na indústria? aeronáutica, ferroviária, rodoviária e alimentícia.

AISI 302 – Por sua maior facilidade de manuseio,? este é mais utilizado na fabricação de molas,? ganchos, objetos de arte e em alguns casos na? indústria alimentícia.

AISI 304 – Sem dúvida o aço inox mais popular,? amplamente utilizado em artigos de cozinha,? hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e? petroquímicas.

AISI 304L – Versão mais aprimorada do AISI 304,? este pode ser usado na produção dos mesmos? artigos que necessitam de uma proteção extra ? ? corrosão interna (intercristalina).

AISI 310 – Possui uma alta resistência ? elevada? temperatura e, por isso, é amplamente usado em? esteiras para fornos, caldeiras, bombas, trocadores? de calor e dispositivos do tipo.

AISI 316 – Conta com molibdênio em sua? composição, sendo uma alternativa superior para? aplicações semelhantes aos dos tipos AISI 304 e? AISI 304L.AISI

316L – Versão com menos carbono do AISI? 316, que confere uma maior resistência ? corrosãointerna (intercristalina).

Sabemos que as dúvidas sobre o aço inoxidável ? são diversas e vêm tanto de compradores como consumidores e fornecedores. Apesar da quantidade de material educativo sobre o Aço Inox disponível hoje na internet, a maioria foca nas características químicas (especificamente na composição e comportamento químico) do produto, deixando um enorme vácuo entre a explicação química e a aplicação prática

Para facilitar esse aprendizado produzimos o ABC do Aço Inox, que você pode baixar clicando na imagem abaixo, boa leitura!

 

capa-abc-do-aco-inox