close
Comprando o aço inox

5 Perguntas para fazer ao seu fornecedor de Aço Inox

fornecedo

Apesar da popularidade do Aço Inox e de todas as suas aplicações possíveis – de equipamentos hospitalares ? s panelas da cozinha – não é raro encontrar compradores “de primeira viagem” com dúvidas sobre qual o tipo de aço que deve ser comprado (austenítico, ferrítico ou martensítico), quando é a melhor época para encontrar e, principalmente, como escolher o fornecedor de Aço Inox ideal.

Se você se encontra nesta situação, não se preocupe. A Losinox, uma das pioneiras no comércio de Aço Inox no Brasil, separou quais são as cinco? perguntas que qualquer comprador deve fazer ao seu fornecedor de Aço Inox.

Além de comprar o material adequado e evitar prejuízos, fazer as perguntas a seguir também pode ser uma excelente forma de conhecer o fornecedor de Aço Inox e avaliar se vale a pena trabalhar com ele ou não.

Aço inox é muito usado na indústria alimentícia

As 5? Perguntas que todo comprador deveria fazer ao seu fornecedor de Aço Inox

Antes de começar, vale ressaltar que todas as perguntas foram baseadas nos mais de 50 anos de experiência? como fornecedor de Aço Inox ao mercado brasileiro. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de consultores.

1. Qual o Aço Inox ideal para o meu caso?

As categorias de Aço Inox disponíveis no mercado variam de acordo com a composição química do material. Basicamente, existem três categorias principais:

  • Ferríticos: Por ser constituídos? em sua maior parte por ferro e não possuir níquel em sua composição (o que também reduz bastante o seu custo), este tipo de Aço Inox é o mais utilizado em utensílios domésticos, ferramentas simples e equipamentos rurais. Exemplos: AISI 409, AISI 430, AISI 439.
  • Austeníticos: São compostos por ferro, níquel e cromo. Possuem uma alta resistência ? ? corrosão, não possuem magnetismo muito alto e são ótimos para operações onde há? necessidade de soldagem. Exemplos: AISI 201, AISI 301, AISI 302, AISI 310, AISI 316.
  • Martensíticos: Não possuem? uma alta quantidade de cromo e por isso é a categoria com a menor resistência ? corrosão. No entanto, possuem? uma alta dureza e por isso é largamente utilizada na indústria química, alimentícia e petroquímicas. Exemplos: AISI 410, AISI 420.

Todas essas categorias (e algumas outras) são amplamente exploradas no nosso eBook ABC do Aço Inox. Clique aqui para baixá-lo gratuitamente.

2. Qual o melhor momento para comprar o Aço Inox?

Por ser um material fabricado a partir de diversas outras matérias-primas, como ferro, níquel e cromo, os preços do Aço Inox podem variar bastante de acordo com a demanda, época do ano e políticas de exportação e importação.

Em nosso eBook O Manual do Comprador do Aço Inox, nós abordamos o assunto com mais profundidade mas, na dúvida, o ideal é sempre entrar em contato com? o seu fornecedor de Aço Inox de confiança para consultar a cotação do dia.

3. Como minha equipe deve receber o Aço Inox?

O Aço Inox é um material muito mais delicado que o aço comum, e por isso todo o cuidado é pouco para preservar suas características fundamentais (como resistência a corrosão) e prolongar a sua vida útil.

Algumas dicas para receber o Aço Inox:

  • Nunca arraste ou empilhe o material sem uma devida proteção, que pode ser um papel mais grosso ou plástico;

  • Use blocos de madeiras ou pallets para “calçar” o material durante todo o transporte;

  • Para evitar manchas ou marca de dedos, utilize sempre luvas limpas para manusear o material.

4. Qual a melhor forma de armazenar o material?

Da mesma forma que receber o Aço Inox de forma adequada pode preservar suas características e prolongar sua vida útil, armazenar o material em locais limpos, secos,? arejados e longe de impurezas (poeira, óleo, graxa etc) pode fazer a diferença no custo-benefício do produto. Afinal, quanto mais tempo o material preservar suas qualidades, melhor o investimento será aproveitado.

5. Como limpar o Aço Inox?

Quando o Aço Inox precisar ser armazenado por longos períodos, é recomendado fazer a limpeza do material pelo menos uma vez por mês a fim de evitar contaminação e/ou aparição de manchas.

A limpeza do aço inox deve ser feita com sabão, detergentes suaves e/ou neutros e soluções de amônia (removedores) em água morna. Aplique as soluções com um pano macio ou esponja de náilon que não danifique o material, enxágue e seque novamente com pano macio.

No caso de aparecimento de manchas, recomendamos este texto ? sobre como remover manchas do Aço Inox, onde explicamos de forma detalhada quais são os produtos e procedimentos que devem ser utilizados.

eBook: ABC do Aço Inox

Se as informações deste texto foram úteis para você, não deixe de clicar aqui e fazer o download gratuito do eBook ABC do Aço Inox, que é um material completo com as informações mais relevantes e atualizadas deste material utilizado por muitos, mas compreendido por poucos.

E, é claro, se ficou alguma dúvida não deixe de entrar em contato com a equipe de especialistas da Losinox.

Será um prazer atendê-lo!