close
Acabamentos

Entenda porque a rugosidade do aço inox é tão importante para algumas indústrias

açoi

Apesar de ser uma característica relevante para as mais diversas aplicações , a rugosidade do aço inox, em sua superfície é particularmente importante na produção de materiais e equipamentos que serão empregados nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas e hospitalares.

Isso porque quanto maior a rugosidade de uma superfície, mais difícil é a sua higienização e maiores são as chances de contaminação por microrganismos, alojamento de partículas indesejadas e até mesmo surgimento de pontos de corrosão.

Ou seja, fornecedores ou prestadores de serviços que desejam produzir materiais para essas indústrias devem se atentar ao nível de rugosidade na hora de realizar o acabamento do Aço Inoxidável.

O nível de rugosidade de uma superfície pode ser medido em escalas a partir de um aparelho específico chamado rugosímetro.

rugosidade-do-aco-inox

Para explicar melhor, vamos a um exemplo prático de rugosidade do aço inox

Uma escada de Aço Inoxidável produzida a partir da mesma matéria-prima e composição química idêntica pode pedir um acabamento específico de acordo com a sua aplicação.

Em estabelecimentos comerciais onde há uma alta circulação de pessoas, pode ser que um material de elevada rugosidade pode ser interessante, uma vez que quanto maior a rugosidade maior a aderência e, portanto, menor as chances de acidentes.

Mas essa alta rugosidade em escadas utilizadas em hospitais pode ser um fator problemático, principalmente pela dificuldade de higienização e maior chance de contaminação de bactérias e organismos extremamente nocivos aos ambientes hospitalares.

Além disso, se preocupar com o acabamento do material também é importante porque, por ser um processo que de certa forma “danifica” a superfície do Aço Inoxidável, o processo de acabamento do material também deve garantir que a Camada Passiva (responsável pela resistência ? corrosão do Aço Inoxidável) continue uniforme e intacta por toda a superfície do material.

Durante o acabamento também existe o risco de contaminação por substâncias que eventualmente possam prejudicar a formação da Camada Passiva, mas este pode ser facilmente controlado pelo uso de equipamentos adequados e ? insumos específicos indicados pelo fornecedor.

Para saber mais sobre os acabamentos do aço inoxidável, baixe o ebook:

ACABAMENTO EM AÇO INOXIDÁVEL: O GUIA DEFINITIVO

rugosidade do aço inox