close
O Aço Inoxidável

O Aço Inox – Entenda melhor as vantagens desse material!

o aço inox

O Aço Inox está amplamente presente em? nossas vidas, desde as panelas que usamos para cozinhar até peças de? automóveis. No entanto, mesmo interagindo com ele todos os dias, ainda existe pouco conhecimento por parte do público geral em relação suas características, benefícios e aplicações.

Por que o Aço Inox não “enferruja”? Por que ele é mais caro do que o aço comum? Será que ele é resistente ? alta temperatura? É possível soldar o Aço Inox?

As dúvidas são diversas e vêm tanto de compradores como consumidores e fornecedores. Apesar da quantidade de material educativo sobre o Aço Inox disponível hoje na internet, a maioria foca nas características químicas (especificamente na composição e comportamento químico) do produto, deixando um enorme vácuo entre a explicação química e a aplicação prática.

O Aço Inox (ou Aço Inoxidável) nada mais é do? ? que uma liga de aço comum acrescentado de uma camada composta por quantidades variáveis de cromo, níquel e outros componentes químicos.

Essa camada só existe no Aço Inox e possui o nome técnico de Camada Passiva. Ela é a responsável pela principal característica do material: a resistência ? corrosão.

 

O que é a Corrosão?

Corrosão nada mais é do que a formação de um composto chamado óxido de ferro, gerado pela reação do oxigênio do ar com o ferro do aço comum.

Quando não existe uma proteção química no aço, que é o caso dos aços comuns, com o passar do tempo o óxido de ferro se acumula na superfície do material, enfraquecendo sua estrutura e conferindo aquele aspecto poroso e “sujo”, conhecido como ferrugem.

Como funciona a Camada Passiva no aço inox?

De forma básica, a Camada Passiva protege o Aço Inox da corrosão devido a presença do componente químico cromo. Este reage com o oxigênio do ar e forma uma camada fina e resistente que evita a oxidação de ferro do Aço Inox pelo oxigênio do ar.

Famílias do Aço Inox

Apesar de todos os tipos de Aço Inox contarem com os componentes químicos responsáveis pela formação da Camada Passiva e, portanto, serem resistentes ? corrosão, nem todo Aço Inox é igual ao outro em termos de composição química e aplicação.

Para facilitar a compreensão e comercialização do Aço Inox como produto, atualmente ele é classificado em diferentes “famílias”. São elas:

Austeníticos – São os mais utilizados do mercado devido sua facilidade de conformação e resistência ? rupturas e trincas, mesmo em baixas temperaturas.

Ferríticos- Possuem baixo custo, porém contam com dureza e resistência ? corrosão limitada devido? sua composição química, que se assemelha muito ao aço comum.

Martensíticos- ? São aços inoxidáveis mais resistentes e duros, muito similares ao aço carbono. Devido sua composição com altos índices de carbono, podem ter sua resistência aumentada através do aquecimento.? Os tipos mais comuns da família dos martensíticos são os AISI 410 e AISI 420, implamente utilizados para produção de bombas, eixos, pistas de rolamento e instrumentos hospitalares

Outros- Além das três principais famílias citadas anteriormente, ainda existem algumas outras variações do aço inox, utilizadas em escala muito menor e normalmente para fabricação de peças e equipamentos que demandam uma composição mais específica.Alg uns exemplos são os endurecíveis por precipitação, dúplex e super ferríticos.

Na dúvida em qual tipo é o mais indicado para o seu projeto, o mais recomendado é entrar em contato com um fornecedor de confiança que possa tirar todas as suas dúvidas em relação ? s aplicações e preços . A Losinox disponibiliza uma canal para você entrar em contato com seu departamento técnico para sanar todas as suas dúvidas. Basta apenas clicar na imagem a baixo enviar a sua dúvida.

ao aço inox

Mesmo conhecendo todos os tipos de Aço Inox e até como a Camada Passiva funciona, é comum surgir a pergunta: mas por que usar o Aço Inox?

Bom, a resposta mais óbvia é que o Aço Inox é resistente ? corrosão, o que confere uma vida útil muito maior do a do aço comum.

Mas apesar de ser a principal característica, existem várias outras vantagens da utilização do Aço Inox para fabricação de peças, utensílios, equipamentos e até estruturas de construção civil.

Quais são essas vantagens:

  • Resistência física (mecânica) igual ou superior ao aço comum;
  • Facilidade de limpeza;
  • Baixa tensão superficial;
  • Aparência higiênica;
  • Material inerte (não reage ao contato com outros materiais);
  • Alta durabilidade e vida útil
  • Facilidade de modulação e soldagem;
  • Estabilidade em temperaturas extremas;
  • Beleza visual (modernidade, limpeza e brilho);
  • Ótimo custo benefício;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Material reciclável;

Por ser um material resistente a corrosão, resistente e esteticamente agradável, o Aço Inox tem se tornado uma preferência nacional pelos mais diversos mercados, desde utensílios domésticos até equipamentos industriais de grande porte.

Porém, mesmo com este cenário e a demanda nacional crescendo ao longo dos anos – apenas em 2014, por exemplo, a demanda cresceu 72% – ainda é comum as pessoas terem dúvidas sobre o que é o Aço Inox, como ele funciona, como manuseá-lo, comprá-lo e muitas outras.

O objetivo da Losinox com este post? foi responder algumas? dessas dúvidas.

Mas, para você entende mais sobre este material, ? nos produzimos o Manual do Comprador do Aço Inox e o ABC do Aço Inox, com o intuito de ajudar compradores, curiosos e até vendedores a entender melhor a matéria-prima com o qual trabalham, apresentando da forma mais clara possível todos os conceitos envolvidos.

Baixe agora e boa leitura! 😉