close
Tubos

Tubos inox OD: o que é e suas vantagens

aisi 316

O aço inox, como sabemos, pode ser utilizado para aplicações em diversas áreas. Por isso, é necessário que a fabricação desse material possa ser realizada e estocada de forma a atender ? s necessidades de seu projeto. No artigo de hoje, falaremos sobre os diferentes tipos de tubos inox OD, você conhecerá suas vantagens para as diversas aplicações da indústria. Confira!

Guia definitivo_Tubos de Inox

A norma OD e sua importância para os tubos inox OD

Antes de conhecermos os diferentes tipos e acabamentos de tubos inox OD, é preciso contextualizar para todos os nossos compradores a norma OD e sua importância na padronização do material comercializado.

No mercado de tubos inox, temos a padronização que chamamos de diâmetro nominal, conhecida nos Estados Unidos pela sigla NPS (Nominal Pipe Size – Diâmetro Nominal de Tubos).

O NPS é um conjunto de tamanhos de tubulação padrão utilizado nos Estados Unidos, enquanto a Europa tem seu equivalente na sigla DN (diamétre nominal, do francês, diâmetro nominal).

OD é a sigla para outside diameter que, no inglês, significa diâmetro externo. Sendo assim, a norma OD refere-se a tubos de diâmetro externo, tendo como padrão origem a medida de 1” (polegada) equivalente a 25,40 mm.

A partir dessas medidas, são comercializados os tubos inox OD de acordo com a pesagem de sua espessura em quilos para cada metro de tubo. Ao realizar a compra de tubos inox OD, é importante estar atento a essas medidas e se elas estarão de acordo com o seu projeto.

Tipos de tubos inox OD

Além de sua espessura, os tubos inox OD podem ser classificados por suas aplicações e graus, independentemente da pressão realizada em sua fabricação.

Dependendo do fluido que será utilizado no tubo e do ambiente no qual ele será aplicado, pode ser utilizado aço inox de tipos como 304, 304L, 316 e 316L. Para saber mais sobre os diferentes tipos de aço inox, recomendamos o ebook ABC do Aço Inox, que explica melhor sobre as diferentes composições químicas e características desses materiais.

O acabamento dos tubos inox OD pode ser fosco (decapado) ou com brilho (polido). O padrão da norma americana? ASTM (American Society for Testing and Materials, órgão que define normas técnicas para uma série de materiais) define a finalidade do material utilizado.

Na fabricação de móveis, por exemplo, podem ser utilizados os tubos de aço inoxidável ASTM A-554. Já tubos inox OD para uso sanitário seguem a classificação ASTM A-270.

Indústrias químicas, de papel e celulose e as siderúrgicas utilizam tubos de aço inoxidável ASTM A-269, que têm aplicação mais indicada em instrumentação, interligados com conexões de aço inox anilhadas, já que esse não é? um aço indicado para a solda.

tubos inox od

Tubos de aço inox com e sem costura

Outra característica dos tubos inox OD é a sua costura. O que definirá se o tubo de aço inox terá um acabamento com ou sem costura é a sua fabricação.

Tubos inox OD com costura são criados a partir da soldagem de uma chapa de metal, com suas extremidades sendo unidas e soldadas de acordo com a metragem especificada pela norma.

Já a fabricação de tubos de aço sem costura é feita a partir de um cilindro sólido, passando por um processo de aquecimento para que sejam perfurados.

O melhor material a ser utilizado pelo seu projeto dependerá das normas de segurança a serem seguidas. Tubos de aço inox com costura são mais acessíveis por conta do preço e de sua fabricação e têm aplicação na indústria de automóveis, produtos agrícolas, móveis, entre outras que utilizam a peça para confecção e manutenções diversas.

Já o tubo de aço sem costura, por não ter sido soldado, torna-se? ideal para aplicação em canalizações de materiais que trabalham através de grande pressão, como em caldeiras e pistões hidráulicos.

Você já conhecia as características e as vantagens dos tubos inos OD? ? Para ficar atualizado sobre o mercado de aço inox cadastre-se em nossa news!