close
O Aço Inoxidável

Uso de aço inox em equipamentos da indústria sucroalcooleira

desde 1973

A presença do aço inox em equipamentos da indústria sucroalcooleira despontou com o Programa Nacional do Álcool de 1973. Desde então, o Brasil passou a utilizar em suas usinas de açúcar materiais de aço inox, por conta de sua compatibilidade com as funções da indústria e seu excelente custo-benefício.

Confira, a seguir, a utilidade do aço inox na indústria sucroalcooleira e a importância de sua presença para as atividades dessa indústria.

Aço inox é muito usado na indústria alimentícia

Benefícios do aço inox em equipamentos da usina sucroalcooleira

Os processos industriais envolvidos na fabricação de produtos derivados da cana-de-açúcar têm presença ampla do aço inox. Em usinas de açúcar, é possível encontrar processos nos quais o desgaste e a corrosão são mais intensos, como na entrada da matéria-prima e na moagem.

Desgaste e corrosão ocorrem por conta dos resíduos minerais na cana-de-açúcar, além de ser parte natural do processo. Corrosão por pites (localizada), em frestas, microbiológica e generalizada são alguns dos fenômenos possíveis.

Os efeitos de desgaste podem impactar a qualidade da fabricação de açúcar. No processo, a deterioração pode criar pequenas partículas pretas no produto, comprometendo a produção.

Para evitar a oxidação do aço-carbono, investir em maquinário de aço inoxidável garante uma qualidade maior do açúcar, evitando os chamados “pontos pretos” causados pelo óxido e por partículas ferromagnéticas que se soltam do aço-carbono e garantindo o preço de venda no mercado, contribuindo, assim, com a lucratividade da indústria sucroalcoleira.

Além de qualidade do produto, a vida útil e a higiene também são beneficiadas com equipamentos em aço inox.

O material possui alto grau de limpeza, impede que bactérias se proliferem e mantém as características dos alimentos produzidos, como cor e sabor.

Essa qualidade é chamada de inércia química e é uma das grandes vantagens do uso do aço inox na indústria sucroalcoleira.

Industrialização e fabricação: tipos de aço inox mais utilizados

Os tipos de aço inox utilizados na indústria sucroalcooleira garantem a otimização de seus processos produtivos.

Confira, a seguir, alguns exemplos de aplicações para os aços inox mais utilizados, separados pela família pertencente:

Austeníticos

  • 304 – Amplamente usado em equipamentos de refino e condutores de água.
  • 316L – Aplicado em bombas, tanques e evaporadores. Sua resistência maior à pressão também o torna um aço inox adequado para aquecedores.

Martensíticos

  • 410D – Utilizado em equipamentos de recebimento e preparo da cana-de-açúcar, ou seja, em etapas iniciais. Alta resistência à corrosão e grande durabilidade.

Ferríticos

  • 439 – Tubos soldados e trocadores de calor utilizam esse aço inox. Útil para conexões em etapas de evaporação e cozimento.
  • 444 – Reservatórios de baixa pressão e melhor resistência a corrosão.

Nas usinas, é possível ver a aplicação do aço inox em chapas, na entrada e no equipamento de moenda da cana-de-açúcar.

Além disso, o Chute-Donnelly e o Cush-Cush também são fabricados com o aço inox, e essenciais para o processo de moagem. E, como já visto, todo o processo de evaporação, aquecimento e cozimento que segue também pode fazer uso desse material.

Considerações finais

O uso do aço inox em equipamentos da indústria sucroalcooleira é mais do que somente uma tendência. É um processo natural, que abrange todo o setor de alimentos e, claro, não poderia ser diferente com esse segmento. O aço inoxidável se destaca na durabilidade, higiene e qualidade dos processos de uma indústria de primeira necessidade como a sucroalcooleira.

Você já sabia do uso de aço inox na indústria sucroalcoleira? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e para mais informações sobre como investir no aço inox mais adequado para os objetivos de sua empresa, não deixe de ler o nosso ebook gratuito ABC do Aço Inox. Caso tenha dúvidas sobre as diferentes famílias e tipos disponíveis de aço inox, contate a Losinox!