close
Tubos

Tudo sobre tubos schedule de aço inox!

from the

Ao comprar tubos de aço inox, é preciso estar atento às suas especificações e saber se o material será adequado para o seu projeto ou próprio para as aplicações desejadas. A seguir, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre os tubos schedule aço inox: suas normas de fabricação, graus, características e demais fatores importantes. Confira!

 

O que é schedule?

Trata-se de um valor adimensional, isto é, de um número sem unidade física definida. No entanto, o número de schedule é útil para caracterizar as propriedades de nossos tubos de aço inox.

Juntamente com o NPS (Nominal Pipe Size, ou Diâmetro Nominal de Tubos, medido em polegada), é possível determinar as dimensões padrão da tubulação. À medida que o número de schedule (SCH) aumenta, mais espessa é a parede deste tubo.

Entretanto é importante saber que tubos schedule de tamanhos diferentes, porém com o mesmo valor, terão variações em suas espessuras. Tomemos como exemplo dois canos Schedule 40, um de NPS 1 e outro de NPS 2.

O primeiro terá uma espessura em sua parede de 0,133”, enquanto o segundo terá 0,145”. Isso ocorre porque o valor de schedule afeta somente o tamanho da parede.

Sua espessura terá um valor variado com base no NPS, que pode ser conferido em nossa tabela de tubos schedule aço inox.

Existem tubos schedule de aço inox de diferentes numerações, como 5, 5S, 10, 20, 30, 40, 60, 80, 100, 120, 140, 160, STD, XS e XXS. Os valores mais comuns, no entanto, são os tubos schedule 40 e 80.

Como o NPS influi na classificação de tubos schedule aço inox?

O NPS é uma padronização internacional adotada nos EUA desde 1927, e é um padrão utilizado em tubulações considerando diferentes pressões e temperaturas que podem fluir no material.

O NPS representa o tamanho aproximado do diâmetro interno do tubo. Por isso, quando um tubo schedule aço inox tem seu calor SCH alterado, o diâmetro interno (ID) é afetado, porém não o diâmetro externo (OD, ou outside diameter. Falamos mais sobre tubos inox OD neste artigo).

A pressão do tubo de aço inox, ao contrário do que dizem comumente, não é totalmente definida por seu número schedule. Os tubos de aço inox podem ser utilizados para diferentes aplicações, de acordo com o ambiente em que o tubo será empregado.

Dependendo do fluido, cada tipo de aço inox pode conferir diferentes características para o tubo schedule. Para saber mais sobre os diferentes tipos de aço inox, não deixe de conferir o ebook exclusivo da Losinox ABC do Aço Inox, que será um grande aliado na escolha das medidas de seu tubo schedule aço inox.

Aplicações dos tubos schedule aço inox

O principal uso dos tubos schedule aço inox é na condução de fluidos. Sejam eles gasosos ou sejam líquidos, o tubo schedule pode manter substâncias na temperatura e nas condições físicas ideais, sendo um material útil na execução de projetos de construção civil ou industrial.

Sua fabricação e estocagem atendem às normas previstas de acordo com a Sociedade Americana de Testes e Materiais, ou ASTM, que define qual será a utilidade do tubo schedule aço inox.

Os tubos schedule aço inox são versáteis, resistentes e flexíveis. Assim como os tubos inox OD mencionados nesse artigo, o mercado de aço inox oferece o tubo schedule como a opção ideal quando é necessário ter um material cuja nomeação a partir da espessura de sua parede possa, aliada a outros dados e características do material, ter a capacidade de suportar altas pressões e variações intensas de temperatura sem prejudicar a integridade da tubulação.

Informe-se sobre os tubos schedule aço inox da Losinox e saiba quais são as medidas certas para o sucesso de seu projeto. Entre em contato e faça a sua cotação!