close
Corte e DobraO Aço Inoxidável

Como funciona o corte e dobra a frio? Entenda este processo!

corte e dobra a frio

Um projeto personalizado de aço inox exige processos específicos para a manipulação da chapa em si. O corte e a dobra da chapa de aço são processos essenciais para a transformação do metal para seu trabalho. Pensando nisso, neste post, você descobrirá como ocorre o procedimento e quais são as vantagens de investir em uma empresa com equipamento diferenciado, com processos de corte e dobra a frio. Confira!

corte e dobra a frio

Por que utilizar o corte e dobra a frio?

Os processos de corte e dobra a frio têm como objetivo separar e deformar a peça de aço inox. Isso é feito com o uso de uma guilhotina de corte e uma dobradeira, equipamentos que permitem que a peça possa ser trabalhada sob medida de acordo com a necessidade de seu projeto.

O corte e dobra a frio, em aço inox, necessita ser realizado de acordo com as especificações técnicas e a demanda do cliente. Diversos fatores podem ser significativos para esses serviços. Entre eles, podem ser destacados os seguintes:

  • Qualidade da chapa de aço.
  • Comprimento e largura da peça.
  • Tipo de aço inox utilizado.
  • Espessura ideal da chapa.
  • Padrão de qualidade necessário.

O corte e dobra a fio devem ser utilizados como recursos que auxiliem na fabricação do projeto em questão. Por isso, tenha em mente que ter um desenho ou o projeto da peça, em conjunto com as especificações dos fatores citados acima, gera um caminho mais otimizado e preciso na produção das peças metálicas desejadas.

corte e dobra a frio

Dobra de chapa de aço inox

O processo de dobra da chapa de aço deforma o material ao longo de um eixo. Essa deformação modifica a geometria na peça, porém mantendo o volume original do material. As características do produto em seu formato original não sofrem alteração, com exceção de alguns casos em que a espessura pode ter pequenas alterações.

Tanto o estresse quanto a compressão no interior da peça são resultados do processo de dobra. Processo esse que garante maior rigidez à chapa, permitindo maior resistência, além de alterar sua inércia.

O efeito estético também é uma característica importante desse processo, fazendo com que a chapa de aço inox não tenha arestas vivas aparentes.

A dobra a frio é feita dessa forma para garantir que a alta temperatura do maquinário não seja um empecilho para o resfriamento da peça. Geralmente o processo a frio faz com que a conformação do material seja realizada de forma mais ágil.

Corte de chapa de aço inox

O corte a frio, também conhecido como corte guilhotina, é um processo cuja tecnologia realiza um corte automatizado de chapas de aço.

Trata-se de uma técnica de alta precisão, que inclusive pode ser realizada a frio. O corte a frio reduz a probabilidade de riscos, como faíscas e contaminação por gases resultantes. O corte é realizado de acordo com a faca e as especificações dadas pelo cliente.

Considerações finais

O corte e dobra a frio são processos que exigem qualidade, necessitando de uma tecnologia de ponta e de equipamentos modernos que garantam a maior precisão e a repetibilidade para seu projeto.

Para realizar a demanda de seu projeto, aposte em equipamentos modernos de corte e dobra. A Losinox conta com maquinas dedicadas para corte e dobra a frio em aço inox. Ou seja, produtos como cantoneiras dobradas de chapas, barras chatas cortadas, e chapas em perfil “Z”, “U” e “L” são fabricadas sem que haja um desgaste no equipamento, permitindo um trabalho de qualidade sem comprometer sua agilidade de entrega.

E então, tiramos sua dúvida sobre como funciona o corte e dobra a frio? Para saber mais sobre esse serviço da Losinox, entre em contato com a gente!