close
O Aço Inoxidável

Entenda a diferença entre o aço inox 430 e o 304!

are more

Sabemos que existem diversos tipos e classificações de aço inoxidável, cada um com características e composição química próprias. Entre eles, alguns são mais utilizados nas instalações das cozinhas profissionais. É o caso dos aços inoxidáveis 430 e o 304. Entretanto, existem diferenças entre eles. Para entender um pouco sobre a diferença entre o aço inox 430 e o 304, preparamos o post de hoje. Acompanhe a seguir!

aço inox 430

O aço inox

Aço Inox ou Aço Inoxidável é uma liga metálica constituída basicamente de uma mistura de ferro com, no mínimo, 10,5% de cromo. Essa adesão de cromo torna o aço inox superior ao aço comum. Ele ganha, portanto, características como: resistência ao impacto, durabilidade, e resistência ao calor e à corrosão.

Em linhas gerais, o aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, mas pode conter também níquel, molibdénio e outros elementos. Esse tipo de material apresenta propriedades físico-químicas que não permitem que ele sofra a comum oxidação atmosférica.

No entanto, existem diversas famílias e grupos em que podemos dividir o Aço Inox. Os tipos de aço e sua nomenclatura numérica variam de acordo com os elementos a ele adicionados. Entre os elementos, podem ser adicionados silício, carbono, níquel entre outros.

A diferença entre o aço inox 430 e o 304

Primeiramente para entendermos a diferença entre o aço inox 430 e o 304, é importante saber que eles pertencem a famílias diferentes. O Aço Inox AISI 304 pertence à família dos Austeníticos, enquanto o Aço Inox AISI 430 pertence à família dos Ferríticos. Isso significa que o 304 é composto basicamente por ferro, cromo (pelo menos 18%) e níquel (8%), o que garante a alta resistência à oxidação e corrosão, a boa conformabilidade e boa soldabilidade. Esse aço também não é magnético.

Já o 430 não possui níquel em sua composição, o que reduz seu custo e o torna magnético. É mais difícil de soldar e, embora apresente propriedades inferiores ao 304, também pode ser utilizado na fabricação de equipamentos para cozinhas profissionais.

Aço inox 430 e 304: onde podem ser utilizados?

O aço inoxidável tipo 430 é ideal para a produção de acabamentos automotivos e para o interior de secadores e máquinas de lavar louça. Já o 304 é utilizado pelos fabricantes na produção de pias de cozinha, bancadas, equipamentos de processamento de alimentos e outros equipamentos para ambientes corrosivos.

O tipo 430 é um dos mais populares tipos de aço inox. Agora, tanto o 430 quanto o 304, apesar de diferentes tipos de misturas, ambos os tipos têm diversas aplicações práticas, industriais, médicas e domésticas.

Magnetismo, custo e características físicas

Como vimos, uma diferença entre o aço inox 430 e o 304 diz respeito ao magnetismo – o aço inoxidável  430 é magnético enquanto o 304 não.

O aço 430 é menos caro e é um pouco mais difícil de formar e soldar do que o tipo 304. O aço inoxidável é uma escolha popular para espetos de churrasco, acessórios para grelhar e churrasqueiras.

O aço inoxidável mais comum e caro, portanto, é o 304, que contém aproximadamente 18% de cromo e 8% de níquel. E o tipo de aço mais popular é o 430, que contém 17% de cromo e 0,12% de carbono. É o cromo que dá suas propriedades resistentes à corrosão.

Por isso, as grelhas aço inoxidável tipo 304 são mais duráveis e podem suportar mais calor do que o tipo 430.

Resumo da diferença entre o aço inox 430 e o 304:

  • O aço inoxidável 430 é magnético.
  • O aço 304 não é magnético.
  • O 430 é um pouco difícil de modelar, já o 304 é mais fácil de formar e soldar.
  • O 430 é constituído por 17% de cromo e 0,12% de carbono, 304 contém 18% de cromo e 0,08% de carbono.

E então, tiramos sua dúvida sobre a diferença entre o aço inox 430 e o 304? Se você tiver algum questionamento, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com a Losinox. Até a próxima!