close
AcabamentosCorte e Dobra

Principais benefícios do processo de dobra e corte a frio

HealthBenefits ofOranges

Para moldar e fabricar peças, utensílios e demais produtos em aço inox, é preciso um serviço especializado. Dentre as técnicas, destacam-se no mercado os processos de dobra e corte a frio.

Utiliza-se, respectivamente, uma guilhotina de corte e uma dobradeira. A chapa de aço inox, no corte e dobra a frio, é manipulada de forma ágil. Você conhece os principais benefícios da técnica de corte e dobra a frio? Confira mais a seguir!

corte a frio

1. Tecnologia de Comando Numérico Computadorizado

O controle do equipamento, seja pela guilhotina de corte ou seja pela dobradeira, segue um padrão automatizado. A Tecnologia de Comando Numérico Computadorizado – o CNC – é usado amplamente em diversos processos industriais.

A produção das chapas laminadas de aço inox, por contar com um maquinário CNC, são mais flexíveis, permitindo uma fabricação em um espaço curto de tempo. Além da otimização do tempo, erros humanos no processo e desperdícios podem ser controlados ao máximo, garantindo um material de aço inox de qualidade no resultado final de aplicação do produto.

2. Diferentes perfis e dimensões de dobra e corte a frio

Embora os perfis de corte e dobra a frio sejam mais simplificados em relação ao corte a plasma, ganha-se em agilidade.

Por meio da já citada tecnologia CNC, as chapas de aço inox podem ser laminadas e dobradas sob medida. Isso permite que o desenho de seu projeto possa ser concretizado com precisão.

3. Alta precisão e repetibilidade

O corte e dobra a frio, quando feito em indústrias com alto padrão de qualidade, contam com o equipamento mais moderno do mercado. Seu projeto não só ganha em qualidade como a produção da laminação e dobragem do aço inox ganha em precisão e possibilidade de repetibilidade.

Equipamentos modernos de corte e dobra a frio, além do comando numérico já citado, utilizam seu sistema hidráulico na melhor capacidade possível. O sistema de corte das guilhotinas é feito preservando-se o acabamento do aço inox.

Investir em um processo de corte e dobra a frio de qualidade permite que a matéria-prima mantenha suas características ao máximo, independentemente da aplicação.

4. Exclusividade para o aço inoxidável

Outro benefício que é importante ser exigido é em relação ao corte e dobra a frio exclusivo para o aço inoxidável. A manipulação de diferentes metais pode exigir padronagens e gerar um gasto diferenciado a mais para o maquinário.

Quando o corte e dobra a frio é dedicado para aço inox, garante-se um processo mais uniformizado e gastos de fabricação adequados. Busque uma indústria que saiba dar a importância necessária para a matéria-prima para que seu projeto seja um sucesso.

5. Diferentes formatos de dobra de chapa de aço

Com o processo de dobra a frio, tem-se os perfis dobrados de aço inox. Diferentes setores do mercado utilizam esse material, da construção civil aos demais setores da indústria. Com isso, após o corte e dobra a frios chapas assumem diferentes perfis. A escolha pela chapa de aço inox de determinado perfil irá depender da finalidade de seu projeto.

No mercado de chapas de aço inox, os perfis de dobra são identificados por letras. Cada uma dessas letras indica o formato correspondente. Assim, tem-se chapas de aço inox em perfis “Z”, “U” e “L”, por exemplo. Essa e demais diferenciações na dobragem garantem a peça um encaixe perfeito para determinado projeto.

Com as dobras realizadas corretamente, tem-se a diferenciação do material de aço inox. Com isso, podem ser adquiridas desde barras cortas até cantoneiras dobradas.

Outro produto resultante desse processo de corte e dobra a frio são os anéis calandrados. Sua aplicação em tubulações e equipamentos mecânicos e hidráulicos é realizada amplamente.

Você gostaria de saber mais sobre os diferentes processos de corte e dobra? Continue acompanhando o blog da Losinox e mantenha-se informado! Até a próxima!