close
O Aço Inoxidável

Você sabe qual é o melhor aço para cutelaria?

START

Há inúmeros tipos de aço, mesmo aqueles que pertencem à mesma família, como o aço inox, se subdividem em várias categorias. Por esse motivo, quem leva a sério a qualidade de suas facas ou de seus materiais de aço, em geral, deve prestar atenção redobrada na hora da compra. Ainda mais se você deseja se dedicar à cutelaria artesanal ou profissional. Pensando nisso, no post de hoje, vamos apresentar quais são os principais aços no mercado e qual é o melhor aço para cutelaria. Acompanhe!

aço para cutelaria

 

Na hora de escolher aço para cutelaria, é importante prestar atenção à lâmina

O aço da lâmina deve receber especial atenção, pois ela é responsável pela forma que a faca funciona.

Na indústria dedicada à manufatura de facas, usa-se diferentes tipos de aço, além da criação de novos, a partir da adição de elementos novos. Outro ponto que comumente se altera, é a forma como a lâmina é enrolada e aquecida (ou seja, o processo de acabamento).

No geral, muitas pessoas usam o aço em carbono para a prática cuteleira. Esses aços em carbono são as opções mais tradicionais, pois podem assumir acabamentos rústicos ou mesmo contrastes interessantes. Quando bem polidos, esses aços apresentam uma bela cor acinzentada.

Dependendo do cuidado do proprietário, a faca está sempre brilhante e com cor uniforme. Entretanto, para isso, é preciso que o aço carbono seja lavado logo após o uso. Caso a faca fique abandonada suja após o uso, ela poderá apresentar pontos de ferrugem e manchas.

Esses são chamados os aços simples. Isso, pois, seus únicos elementos importantes são o ferro e o carbono.

Vamos listar algum deles:

  • 1020 é um aço simples com 0,2 % carbono. Este aço não se presta a cutelaria, mas é muito usado na construção mecânica de maquinas e nos dispositivos das oficinas.
  • 1045 tem 0,45% de carbono. Pode ser uma opção para algumas espadas e facões.
  • 1070 com 0,7% de carbono já começa a ser usado na cutelaria, principalmente em sanduíches com outros aços para formar aços tipo damasco.
  • 1095 com 0,95% de carbono é o aço padrão das limas de boas marcas e gera boas facas para quem gosta de um aço tradicional.

Agora, você sabia que até o sabor de um alimento pode mudar de acordo com a faca utilizada? Para os paladares mais requintados, o aço inox é a melhor opção. Além disso, ele é menos suscetível a manchas e exige menos cuidados no dia a dia. O aço inox mantém seu brilho por muito mais tempo, por isso também ele é o melhor aço para cutelaria.

O aço inox é a melhor escolha para as tarefas que envolvam água. Em países como o Brasil, há uma exigência de legalização. Assim, as facas de inox utilizadas em açougues e restaurantes são feitas com cabos injetados para dificultar a entrada de partículas que possam contaminar o aço.

Os materiais de inox, em linhas gerais, são aqueles que possuem uma partícula de cromo adicionada à sua feitura para resistir à corrosão e a outros elementos que aumentam os níveis de desempenho. Para que a faca seja realmente de aço inoxidável, é preciso pelo menos 13% de cromo em sua composição.

Sabemos, portanto, que existem diversos tipos de aço para cutelaria. Para quem trabalha com cutelaria, é importante experimentar e procurar qual aço se adaptará melhor às suas necessidades. Entretanto, podemos ressaltar que quase que a unanimidade dos cuteleiros prefere o aço inox, pois ele proporciona um bom fio, além de ser durável, de fácil limpeza e de ter qualidades estéticas, como o brilho.

E então, você já escolheu o melhor aço para cutelaria? A Losinox está aqui para ajudá-lo! Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato!