close
Tubos

Tubos de inox com costura ou sem costura. Entenda a diferença!

22

A comercialização de tubos de aço é um dos grandes carros-chefe do ramo mecânico. As aplicações de tubos de aço variam entre diversas funções. A versatilidade e flexibilidade fazem com que tubos de inox sejam ideais como parte de estruturas como tubulações e construções. No entanto, é preciso conhecer as diferenças entre as categorias de tubos inox com costura e sem costura.

Para ajudá-lo nisso, conheça, a seguir, quais são as características de cada uma dessas categorias. Você sabe qual projeto e aplicação são mais adequados para tubos inox com costura ou sem costura? Confira a seguir!

Tubos de inox com costura

 

 

Fabricação de tubos inox com costura e sem costura

O processo de fabricação é o grande diferencial dos tubos de aço inox. A costura, nesse caso, é em relação à forma como a chapa de aço será deformada na soldagem. Por isso, tubos inox com costura são fabricados a partir da soldagem dessa chapa.

As extremidades dos tubos inox são unidas em uma soldagem com uma aplicação de alta temperatura. A técnica de soldagem utilizada em tubos de inox com costura é a chamada ERW (Electric Resistance Wielding – Soldagem por Resistência Elétrica). Nesse processo de fabricação, a corrente elétrica forma uma ligação sem a necessidade de utilizar um material que preencha a soldagem.

A vantagem desse processo de soldagem é a fabricação de tubos inox em diferentes formatos. A variação de espessuras, tamanhos e diâmetros fazem diferença nas aplicações de tubos inox com costura, como veremos a seguir.

Fabricação de tubos inox sem costura

Tubos inox sem costura são fabricados sem nenhum processo de soldagem. Assim, os cilindros de aço, em seu formato sólido, são aquecidos até que possam ser perfurados.

Os tubos inox sem costura têm aplicações em canalizações e condução de materiais que exigem maior pressão. Projetos que necessitam a condução de óleo, vapores e projetos hidráulicos têm em tubos sem costura uma maior confiabilidade.

Aplicações e vantagens dos tubos de inox com costura e sem costura

A diferença entre tubos inox com costura e sem costura é a soldagem. Assim, as aplicações e vantagens de cada um dos produtos serão potencializadas na hora de selecionar a melhor opção para seu projeto.

Os tubos de inox com costura, diferentemente do formato sem soldagem, é o tipo mais acessível no mercado. Por conta disso, os tubos inox com costura ganham vantagem quando se tem um projeto simples, porém que exija qualidade. O acabamento do material dos tubos inox com costura podem ser lavados com facilidade.

É importante, no momento de escolher tubos de inox com costura ou sem costura, levar em conta as normas internacionais de segurança. Verifique se o seu projeto permite a aplicação de tubos que tenham passado por processo de soldagem.

Considerações finais

A indústria de construção, mecânica, decoração e demais outras têm diferentes prioridades na hora de selecionar os materiais corretos. Por isso, é importante considerar as vantagens de cada um dos tubos inox com costura e sem costura.

Como a opção com costura é mais acessível e econômica, ela pode ser amplamente indicada em diversas aplicações de projetos. Confira se o segmento em que sua empresa atua tem necessidades específicas em seus projetos. Vale a pena, também, priorizar o tubo inox ideal de acordo com as variações de tamanho e espessura.

Você está precisando de tubos inox com costura para seu projeto? A Losinox oferece diversas opções em seu catálogo de tubos de inox com costura de diferentes ligas e normas para seu projeto. Confira ou entre em contato conosco!