close
Acabamentos

Aço inox em decoração: saiba como usar!

aço inox

Aço inox em decoração? Sim, o aço é um dos metais mais presentes em nosso cotidiano. Ele é utilizado para a fabricação de utilidades domésticas, nos veículos, na construção civil, na indústria alimentícia, em equipamentos agrícolas e até mesmo na decoração de ambientes.

Isso porque esse material apresenta diversas propriedades que o tornam uma matéria-prima de qualidades técnicas e visuais. A seguir, saiba como usar o aço inox em decoração. Acompanhe!

aço inox em decoração

 

As propriedades que tornam o aço inox um material perfeito para a decoração

Entre as propriedades do aço inox estão a resistência a baixas e altas temperaturas, a resistência à corrosão,  uma composição química que o impede descascar, longa durabilidade e baixo custo de manutenção. Além disso, ele gera superfícies que evitam o acúmulo de resíduos, é fácil de higienizar e tem um visual elegante e moderno.

Por tudo isso, o aço inox é um aliado para a decoração de ambientes, sendo um material que transparecerá personalidade, imponência, nobreza, qualidade e modernidade.

E como trata-se de um material 100% reciclável, ele é perfeito para a criação de ambientes alinhados com o conceito de sustentabilidade, algo cada vez mais visado pelas pessoas.

Como usar o aço inox em decoração

O aço inox é um grande aliado da decoração de ambientes, reunindo três atributos importantes para essa atividade: funcionalidade, qualidade e beleza.

A seguir, veja algumas dicas de como usar o aço inox em decoração.

Cozinha

Esse metal é perfeito para esse ambiente, em função de ser higiênico e fácil de limpar. É possível utilizar o aço inox em bancadas, armários, frontão da pia, utilidades do lar, eletrodomésticos e nos móveis, por exemplo.

Ainda, uma novidade vem ganhando destaque em termos de como usar o aço inox em decoração: as pastilhas de aço inox. Elas ajudam a criar um ar sofisticado e bastante moderno para os ambientes e já podem ser encontradas em diversos tamanhos e formatos, adaptando-se aos mais diferentes projetos.

Sala de estar

O aço inox já é utilizado no design de interiores de diferentes ambientes, como a sala de estar. Ele pode estar presente em móveis, painéis para televisores e estantes, itens decorativos, etc. Nesse ambiente, pode-se optar pelo uso combinado desse com outros materiais como madeira e couro, trazendo ainda mais requinte e personalidade para o ambiente.

Ainda, as chapas de metal podem compor revestimentos decorativos para as paredes de modo marcante e original.

Dormitórios

Dadas suas vantagens, o aço inox também pode ser utilizado na decoração de dormitórios. Além de objetos decorativos e em utilidades do ambiente, esse metal pode compor uma bela e imponente cabeceira de cama, harmonizando perfeitamente com espelhos e outros materiais nobres.

Banheiros

Como vimos, o aço inox é um material extremamente higiênico, sua limpeza requer apenas água, detergente neutro e um pano macio, sendo, portanto, bastante recomendado para ser utilizado em banheiros.

Ele pode ser aplicado em armários, pias, bancadas, luminárias, prateleiras e em itens utilitários e decorativos desse ambiente.

Varandas

Como esse material é resistente à corrosão, ele pode ser utilizado em áreas externas, como a varanda.

Ele pode ajudar a compor um ambiente bastante charmoso e sofisticado, estando presente em mesinhas, bancadas, banquetas, painéis e mesmo em coifas e churrasqueiras, pois tem resistência a altas temperaturas.

Ambientes empresariais

O aço inox é bastante utilizado também para a decoração de ambientes empresariais, pois transparece atributos importantes para as empresas, como seriedade, solidez, transparência, sobriedade, modernidade, requinte, etc.

Além das aplicações que já vimos de como usar o aço inox em decoração, é comum em ambientes corporativos encontrar esse material em balcões de recepção, painéis, luminárias, aparadores, corrimões de escadas e em objetos decorativos nas salas dos gestores.

O aço inox saiu da cozinha e invadiu os demais ambientes residenciais e corporativos. Trata-se de um material bastante nobre e versátil, de qualidade evidente. Não é à toa que ele foi um dos destaques da mais recente edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, sendo uma das grandes tendências vistas nesse evento que é referência mundial para a decoração.

E então, gostou de nossas dicas de como usar o aço inox em decoração? Deixe sua mensagem nos comentários.