close
Limpeza

Limpar aço inox: qual é a maneira correta de fazer?

kitchen-3148954_1920

O aço inox está amplamente presente em nosso cotidiano. Ele é um material versátil e acessível. Por isso, é utilizado tanto nas panelas até em equipamentos hospitalares, veículos, decoração e construção civil. No entanto, mesmo interagindo de uma forma ou de outra diariamente com ele, ainda existem muitas dúvidas em relação à maneira correta de limpar aço inox.

Esse material tem uma extensa lista de benefícios que incluem aplicabilidade, durabilidade e sustentabilidade. Além disso, ele não absorve odores, coloração ou gosto dos alimentos e é muito resistente, o que ajuda a reduzir custos de manutenção e de utilização de produtos químicos perigosos.

Mas, como qualquer outro material, ele requer cuidados específicos para preservá-lo e ter sua vida útil prolongada.

Pensando nisso, neste artigo, vamos dar dicas sobre a maneira correta de limpar aço inox. Confira e saiba como deixá-lo sempre com uma aparência renovada!

Manual do comprador

Produtos indicados para limpar aço inox

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, esse processo não envolve a utilização de produtos químicos fortes. Com materiais de fácil acesso e manuseio, é possível remover a sujeira e, até mesmo, as manchas.

Os produtos mais indicados para limpar aço inox são detergentes suaves e neutros, água, sabão, panos de microfibra, esponjas de nylon e removedores à base de amônia diluídos em água morna.

O segredo para realizar esse processo adequadamente é utilizar o material correto e produtos suaves que não prejudiquem a superfície do aço.

Como limpar aço inox

As propriedades do aço inox conferem diversas características positivas ao material, como a resistência à corrosão, o fato de não descascar e ser fácil de higienizar. No entanto, a sua camada protetora pode sofrer danos em decorrência da sujeira e de outros contaminantes. Por esse motivo, é fundamental limpar o aço inox regularmente. Confira a seguir a maneira correta para cada tipo de sujeira:

Limpeza de rotina

A limpeza de rotina é essencial para preservar as características do aço inox e evitar o aparecimento de manchas.

Comece removendo os detritos. Em seguida, molhe as superfícies que serão higienizadas. Misture um pouco de detergente com água morna. Aplique a solução com o auxílio de um pano macio ou de uma esponja de nylon e faça movimentos firmes e uniformes, cobrindo toda a superfície. Enxágue e em seguida seque com um pano macio, limpo e absorvente.

Limpeza para remover sujeira moderada

Quando a limpeza de rotina não é suficiente para remover a sujeira, é preciso realizar um processo mais intenso. Dissolva bicarbonato de sódio em álcool de uso doméstico até que essa mistura forme uma pasta.

Aplique-a utilizando um pano macio ou uma esponja de nylon. Faça movimentos uniformes no sentido das linhas do aço inox, evitando fazer círculos. Enxágue com água morna e, na sequência, seque com pano macio.

Limpeza para remover sujeira intensa

Em caso de sujeiras mais profundas, faça uma pré-imersão em detergente morno para amolecer os resíduos. Feito isso, siga o procedimento para limpar aço inox com sujeira moderada. Repita se necessário. Enxágue e seque com pano macio.

Como preservar as características do aço inox e aumentar sua vida útil

Para que a durabilidade do material seja preservada, é preciso utilizar as ferramentas corretas de limpeza, evitar riscos e manchas que possam oxidá-lo. Veja algumas dicas para aumentar a vida útil do aço inox:

  • Use os químicos adequados: ao limpar aço inox, alguns produtos devem ser evitados, pois prejudicam sua superfície. Removedores de tinta, ácido de bateria e ácido muriático são alguns exemplos. Produtos como polidores e saponáceos devem ser utilizados com moderação e apenas em casos extremos. Já os alvejantes podem ser utilizados ocasionalmente em pias e tanques, se forem diluídos em água morna ou fria nas concentrações recomendadas dos produtos.
  • Limpe no sentido correto: utilize como base as linhas que o aço inox possui. Evite movimentos circulares, especialmente quando você utilizar produtos mais abrasivos.
  • Jamais risque a superfície: essa dica serve tanto para limpar aço inox quanto para manuseá-lo. Utilize sempre panos de microfibra, esponjas de nylon e colheres e espátulas de silicone, plástico ou borracha.
  • Não raspe o material: em hipótese alguma raspe a superfície com lâmina para retirar etiquetas, rótulos ou sujeiras.

O aço inox já conquistou diversos espaços. Com tanta versatilidade, beleza e qualidade, esse material é usado em decoração, na indústria e em diversas outras esferas. Com alguns cuidados ao limpar aço inox, você poderá aumentar a sua vida útil, eliminando custos com manutenção, produtos químicos e evitando dores de cabeça.

E então, gostou de nossas dicas de como limpar aço inox? Deixe sua mensagem nos comentários.