close
Inox no setor alimentício

Aço inox é muito usado na indústria alimentícia: Saiba por quê!

aço

liga de aço inoxidável é uma combinação de ferro com pelo menos 10,5% de cromo e 30% de níquel e contém uma proteção em forma de filme passivo em sua superfície, o que evita a corrosão. O aço inox é muito usado na indústria alimentícia por esse e outros motivos, conforme veremos a seguir. Acompanhe.

O aço inox é muito usado na indústria alimentícia por sua facilidade de limpeza

O aço inox não é poroso e, por isso, os restos de alimentos podem ser removidos de sua superfície com facilidade. Trata-se de uma das qualidades mais admiradas do aço inox, fazendo dele a primeira escolha para condições higiênicas estritas, tais como as de restaurantes, hospitais e cozinhas públicas.

A facilidade de limpeza é importante para os processos envolvidos na conservação do gosto, da cor e para a prevenção de contaminações de produtos comestíveis tais como o leite, processados e bebidas alcoólicas – por isso o aço inox é tão usado na indústria alimentícia.

O aço inox não produz resíduos

Como não requer pintura, não há risco de descascamento de tinta e, por isso, não há risco de contaminação de alimentos, o que torna esse material tão importante para o segmento alimentício.

Praticidade na remoção de microrganismos

A superfície lisa do aço inox possibilita uma fácil eliminação de bactérias e outros microrganismos por meio de sanitização. Além disso, essa característica ajuda a promover a facilidade de higienização do material, devido à rapidez com que sua superfície pode ser deixada livre de resíduos e bactérias, por isso o aço inox é tão usado na indústria alimentícia.

Resistência a temperaturas extremas

Os alimentos contêm compostos ácidos e corantes que atacam as superfícies dos utensílios utilizados para cozinhá-los. Esse ataque causa o aparecimento de frestas microscópicas de difícil limpeza, favorecendo a formação de bactérias e, portanto, trazendo inúmeros riscos à saúde.

Para lidar com isso, o aço inox suporta tanto baixas temperaturas, o que permite seu uso dentro de geladeiras e refrigeradores, quanto altas temperaturas, o que possibilita seu emprego na preparação de alimentos em diferentes tipos de fogões.

Estabilidade química

O aço inox não reage quando em contato com compostos químicos liberados por alimentos naturais e/ou artificiais. Reações essas que podem provocar intoxicação e contaminação no alimento que será ingerido.

Conheça qual tipo de aço inox é muito usado na indústria alimentícia

Dentro da grande variedade de tipos de aço inoxidável, destaca-se o aço inoxidável AISI304, o mais utilizado na indústria alimentícia.

O 304 (18%Cr – 8%Ni) é o mais popular dos aços austeníticos e possui excelente resistência à corrosão, excelente capacidade de conformação e soldabilidade.

Trata-se de um material com enorme número de aplicações a tal ponto que pode ser encontrado em garfos ou em panelas feitas com aço da Losinox por exemplo, e também na indústria, em aplicações de grande responsabilidade, como pias, exautores, entre outros – tudo com aço Losinox.

Para além dos atributos referenciados, o aço inoxidável AISI304 caracteriza-se especificamente por ser um aço cromo-níquel, inoxidável austenítico, não-temperável e não-magnético.

Ele possui resistência à oxidação até a temperatura de 850 °C, porém a resistência à corrosão intercristalina é garantida até a temperatura de 300 °C. Para evitar-se uma diminuição da resistência à corrosão, deve-se eliminar a carepa formada pelos processos de solda ou conformação a quente.

Apresenta, ainda, boa conformabilidade a frio, embora exija maiores esforços de conformação do que os aços não ligados. No estado solubilizado, pode apresentar leve magnetismo que se eleva em função do grau de deformação a frio.

Entretanto, mesas, estantes, prateleiras, fogões, entre outros podem ser em desenvolvidos em aço 430 ou 304. Para as pias, porta-facas e porta-comandas, é recomendado o 304.

Dada a importância e o impacto do setor alimentício e da segurança alimentar na sociedade, é fundamental a escolha do tipo correto de material para a confecção das peças que entrarão em contato com os alimentos. E, por apresentar tantas vantagens, como vimos, o aço inox é tão usado na indústria alimentícia. E o material pode ser encontrado facilmente no mercado. Na Losinox, é possível adquirir chapas e bobinas, telas e chapas perfuradas, tubos, perfis e plasmas de aço inox para uso na produção de utensílios para os diversos segmentos da indústria alimentícia.

Ficou mais claro por que o aço inox é muito usado na indústria alimentícia? Quer saber mais sobre os produtos da Losinox? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.