close
Comprando o aço inox

Estocar e manusear o aço inox: qual é a melhor forma?

deposits-2752151_1920

O ato de estocar e manusear o aço inox deve ser cercado de cuidados, desde o carregamento do veículo de entrega, ao transporte no local de trabalho, à elevação mecânica, aos sistemas de estocagem, entre outros.

Muitos erros comuns ocorrem durante o armazenamento do aço inox e outros materiais metálicos, provocando enormes prejuízos para construtoras, lojas de ferragens e profissionais da construção civil.

Sendo assim, as empresas de sucesso sempre estão investindo nas melhores práticas para evitar a oxidação de barras, tubos, chapas e bobinas de aço inox, gerenciando melhor os riscos e criando um ambiente de trabalho seguro para evitar o desperdício de materiais ao estocar e manusear o aço inox.

Para ajudá-lo nisso, neste artigo, apresentaremos algumas dicas práticas básicas sobre como armazenar o aço corretamente. Confira a seguir.

Dicas gerais para estocar e manusear o aço inox

Independentemente do tipo, todos os materiais em aço precisam ser manuseados com o uso de luvas e equipamentos de segurança. Além de evitar acidentes envolvendo trabalhadores, com isso também se minimiza o risco de o aço sofrer alguma avaria ou de receber marcas na superfície do material.

Todos os equipamentos também devem ser limpos antes de se estocar e manusear o aço inox. A simples aderência de alguma sujeira na superfície do metal pode representar uma porta de entrada para a corrosão, danificando o material.

Para evitar danos mecânicos, como arranhões e sulcos, evite arrastar as peças de suas estantes ou colocá-las umas sobre as outras. O uso de calços de madeira, feltros e ferramentas em plástico pode facilitar a movimentação das peças com empilhadeiras sem provocar avarias à superfície.

Também é muito importante ao se estocar e manusear o aço inox que esses materiais sejam separados e identificados, incluindo informações sobre espessura, diâmetro, peso e tipo. Dependendo do uso desses materiais, o certificado de qualidade pode ser solicitado por clientes ou mesmo por auditores internos. Dessa forma, esse documento precisa ser armazenado e ter fácil acesso.

Aço inoxidável

Materiais em aço inoxidável devem ser armazenados em ambientes cobertos, sem contato com o solo e livre de umidade e sujeira. O recomendado é que a estocagem seja feita sobre um piso emborrachado.

Eles também devem ficar longe de ácidos e produtos químicos e de limpeza, como graxas, óleos e gorduras, para não prejudicar a superfície do aço inox. Para limpeza industrial, é recomendado o ácido nítrico (HN03) para remover manchas em sua superfície. O ácido deve ser diluído em 10% (uma parte de ácido para nove partes de água).

Apesar de ser um material com razoável resistência à corrosão, ele precisa ser estocado longe de outros metais, principalmente os feitos à base de alumínio, carbono e cobre, pois esses elementos podem provocar a oxidação do material, inviabilizando o seu uso.

Barras e fios de aço

Esses materiais também precisam ser armazenados protegidos do solo, sol, chuva e umidade. Para que não fiquem em contato direto com o chão, é recomendada a utilização de caibros. Também é importante manter esses materiais distantes de instalações elétricas para evitar acidentes, como choques elétricos.

Outra dica é separar e agrupar barras e enrolar os fios de acordo com as suas bitolas. Além de proteger o aço, o espaço de armazenamento é reduzido, organizando o ambiente e permitindo que a área seja mais bem aproveitada para outras funções.

Telas de aço

Assim como as barras, é importante que as telas sejam separadas por tipos e armazenadas sobre pontaletes, sem nenhum contato com o solo. Elas até podem ser guardadas em locais abertos, mas precisam de uma lona ou cobertura de proteção. Geralmente, as telas têm um limite de empilhamento de dois rolos ou uma altura máxima de 50 cm.

Tubos de aço

Diante do tamanho e peso, os tubos de aço requerem atenção especial durante o seu manuseio para evitar acidentes fatais. Esses materiais devem ser armazenados em prateleiras cantilever ou em estantes com braços inclinados. A movimentação dos tubos de aço deve ser realizada com bastante cuidado.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida sobre como estocar e manusear o aço inox? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!