close
Comprando o aço inoxSem categoria

Tubo de aço inox 304: entenda mais sobre como funciona

Metal pipes

A comercialização de tubos de aço é um dos grandes carros-chefes do ramo mecânico. A versatilidade e flexibilidade fazem com que os tubos de inox sejam ideais como parte de estruturas como tubulações e construções. No entanto, para o sucesso dos projetos, é preciso conhecer as diferenças entre as categorias de tubos inox com costura e sem costura. O aço inoxidável que compõe um tubo de aço inox 304, por exemplo, possui em sua liga diferentes elementos químicos, como o cromo, níquel e o molibdênio. A liga presente em um tubo inox 304 tem uma quantidade balanceada de, pelo menos, 10,5 por cento de cromo.

Para saber mais sobre o tubo inox 304, confira o artigo a seguir.

Tubo inox 304: formatos e aplicações

Em relação a formatos, cabe ressaltar que o tubo de aço inox 304 pode apresentar formatos arredondados, retangulares ou quadrados, com tipos variados de polimentos. Assim, o tubo inox 304 é um elemento versátil e, por isso, pode ser empregado na produção de artigos variados como, por exemplo, utensílios de uso doméstico – sendo eles garrafas térmicas, aquecedores, congeladores, entre outros.

No entanto, seu uso não se restringe ao uso doméstico. O tubo de aço inox 304 pode ser empregado em ferragens para postes, refinarias de açúcar, tanques, caldeiras, elementos arquitetônicos, entre outros tipos de projetos.

Manual-do-comprador-768x161 (1)

Custo e qualidade do tubo inox 304

Uma das principais vantagens desse tipo de aço inox é o fato de ele ser resistente à corrosão, o que torna os elementos que compõem esse tubo mais duráveis e com menores gastos referentes a manutenções.

Assim, devido à abundância de sua matéria-prima, o tubo de aço inox 304 não apresenta um preço de compra elevado, o que facilita que seu uso se dê por diversos setores do mercado.

Entretanto, cabe ressaltar que é preciso cuidar a qualidade do material oferecido pelos fornecedores. Por ser uma matéria-prima abundante, é preciso certificar-se se o que está sendo adquirido de fato é o que se espera e irá dar qualificação para o contexto em que será utilizado. Para isso, adquirir o material de um fornecedor com credibilidade no mercado é fundamental.

Sobre o tubo com costura inox 304

O tubo com costura inox 304, por sua vez, é produzido por meio da soldagem de duas pontas de uma chapa de metal, o que propicia que haja uma grande variedade de formatos do tubo de aço inox 304: há o tubo com costura inox 304 redondo, tubo com costura inox 304 quadrado e tubo com costura inox 304 retangular.

O tubo redondo tem diâmetros de 8 mm e 24 mm em estoque com acabamento decapado, polido e escovado e diversos tipos. O redondo responde as seguintes normas: ASTM A-554, ASTM A-269, ASTM A-268, ASTM A-249, ASTM A-270, ASTM A-312, ASTM A-358 e ASTM A-778.

No caso dos tubos quadrados e retangulares, os diâmetros são a partir de 10 mm, podendo apresentar diversas variações. O acabamento, no entanto, assim como o redondo, pode ser decapado, polido e escovado, e os tipos que podem ser encontrados são o 201, 202, 304/L, entre outros. Além disso, eles seguem a norma ASTM A-554.

E então, você já conhecia a versatilidade e aplicações do tubo inox 304? Ficou com alguma dúvida sobre esse material? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco!