close
Aço cirúrgico

Aço cirúrgico: saiba onde comprar

Você-sabe-a-diferença-entre-ferro-e-açoDescubra-aqui

O aço cirúrgico é um dos materiais que tem se tornado cada vez mais populares no mercado. Ele é um tipo de aço inox que utiliza ligas específicas, como o molibdênio. Com isso, ele se torna resistente contra ferrugem e apresenta maior capacidade para manter cor e brilho por mais tempo.

Devido a seu baixo teor de carbono, ele sofre menos corrosão, o que o torna um produto ideal para usos que necessitam de higiene, assepsia e limpeza – atributos muito procurados pela indústria, em setores como a produção de joias e em aplicações médicas, por exemplo.

Neste artigo, você irá conhecer as principais utilidades do aço cirúrgico e descobrir onde pode comprá-lo. Acompanhe a seguir.

As características do aço cirúrgico

Geralmente, diferentes ligas são adicionadas ao aço para potencializar as suas propriedades. O aço inoxidável de grau marítimo, o do tipo 316, por exemplo, possui resistência a certos tipos de interações, podendo ser facilmente moldado e desenhado.

No entanto, há uma variedade de tipos diferentes de aços inoxidáveis do tipo 316, incluindo o L, F, N, H, entre vários outros. Cada um é um pouco diferente em suas propriedades, sendo utilizados para diferentes propósitos. No caso do 316L, também conhecido como aço cirúrgico, ele possui menos carbono do que o aço 316.

Além disso, o aço cirúrgico contém entre 2 e 3% de molibdênio, o que garante uma resistência maior a corrosivos agressivos, tanto para uso industrial quanto para aplicações biomédicas.

Manual-do-comprador-768x161 (1)

As utilidades do aço 316L

O aço 316L é a melhor escolha para projetos que exigem muita soldagem ou para usos em temperatura elevada e com alto grau de corrosão. Ele também é eficaz em ambientes ácidos. Esse tipo de aço possui proteção contra os ácidos sulfúrico, clorídrico, acético, fórmico e tartárico, além de sulfatos ácidos e cloretos alcalinos.

A liga é superior ao aço 304, podendo ser utilizada para as mesmas aplicações industriais, como em construções navais e nas indústrias têxteis, de petróleo, de papel, de borracha, nylon e tintas. Ele pode ser aplicado também em bombas, tanques, evaporadores e agitadores.

Ainda, esse aço é bastante utilizado na medicina, em hospitais, clínicas, farmácias e farmacêuticas. Isso ocorre pois os instrumentos feitos com esse metal podem ser esterilizados a vapor. Ele também é utilizado em implantes, sejam eles temporários ou permanentes.

O uso de aço cirúrgico também tem crescido no design de joias – como anéis, correntes, colares, pingentes, brincos e piercings -, pois é um metal hipoalergênico que inclui uma resistência natural a arranhões e é fácil de limpar. Brincos feitos com esse material apresentam um melhor acabamento. Ele ajuda a produzir peças de longa durabilidade e serve como uma das opções mais valiosas para os interessados em joias de qualidade.

Além disso, o revestimento de 316L com ouro de 24 quilates cria uma proteção de dupla camada contra irritação e reação alérgica. Embora contenha pequenas quantidades de níquel, ele está fortemente ligado a um nível molecular. Isso significa que é extremamente improvável que cause irritação na pele.

Onde comprar aço cirúrgico?

Para garantir os benefícios do aço inoxidável do tipo cirúrgico, é importante certificar-se de escolher um bom fornecedor.

Na Losinox, você pode adquirir o aço 316L, bem como outros tipos, nas quantidades, medidas e nos formatos que desejar, sempre com extrema qualidade e a garantia de um bom material.

E você, ficou interessado em utilizar o aço cirúrgico em suas aplicações? Então, entre em contato conosco e solicite um orçamento!