close
Sem categoria

Saiba a diferença entre aço inox e evox

aco-4140-construcao-mecanica

Aço inox e evox, você conhece as diferenças entre esses materiais? Sobretudo no segmento de eletrodomésticos, eles estão em grande evidência. No entanto, é comum a dúvida sobre as características e os pontos positivos e negativos desses elementos.

Pensando nisso, neste artigo, falaremos mais sobre o que difere aço inox e evox. Acompanhe a seguir.

O que é aço inox?

O aço inox é um liga metálica com pelo menos 10,5% de cromo, o que o torna superior ao aço comum. Ele é do tipo que não oxida, ou seja, é resistente à corrosão, ao desgaste do material pela interação com o meio-ambiente. Isso acontece porque, para formar o inox, acrescenta-se uma fina camada de crômio por cima do aço, que por sua vez, se funde a ele e torna a peça impermeável e insolúvel aos corrosivos mais usuais, tais como o oxigênio presente no ar.

O aço inoxidável é, ainda, mais resistente a altas temperaturas que os materiais tradicionais, bem acabado e fácil de limpar. Além disso, trata-se de um insumo bastante versátil, que pode ser encontrado em utensílios domésticos, eletroportáteis e outros produtos.

O que é aço evox?

O evox, por sua vez, é feito de um aço carbono comum com revestimento que protege a sua superfície. Ele também conta com um sistema de proteção contra agentes corrosivos e evita a entrada de água e ar. No entanto, sua composição é feita por uma chapa de aço natural revestida por uma camada de zinco e outra de resina, sendo, devido a essa estrutura, mais frágil do que o aço inox.

Manual-do-comprador-768x161

Principais diferenças entre aço inox e evox

A principal diferença entre aço inox e evox é a sua composição química, e esse fator reflete na definição de durabilidade do produto. Cabe ressaltar que, nesse aspecto, o aço inox é durável por si só, sem a necessidade de camadas extras para garantir sua durabilidade, o que não ocorre com o evox, que, como já citamos, necessita de camada de zinco e de outra resina para tornar-se mais resistente.

Entre aço inox e evox, o segundo apresenta outro aspecto que merece destaque que é o risco de desgaste e de oxidação. Quando o aço natural começa a ficar exposto, e isso pode ocorrer apenas com um simples risco na superfície de evox, ele é corroído com mais facilidade mudando de cor.

Ainda, escolher entre aço inox e evox também significa escolher preço e cor. O evox é mais escuro, mais fosco e possui comumente preço mais elevado do que o inox, o qual pende para a cor cinza e prata mais brilhante. O inox é mais barato do que o evox, mas não mais que a terceira vertente dos eletrodomésticos, aquela mais popular que é a linha branca, cujo preço é o mais acessível.

Como vimos, ao contrário da estratégia de vendas encontrada em alguns locais, o evox não é uma evolução do aço inox, ele apresenta outras características, elementos estéticos e questões técnicas que devem ser consideradas antes de se optar pelo material.

E então, ficou mais clara para você a diferença entre aço inox e evox? Você tem alguma experiência com esses materiais? Compartilhe sua mensagem nos comentários.