close
Sem categoria

Dicas sobre como limpar aço inoxidável

Como-limpar-e-conservar-panelas-de-aço-inox-001

O aço inoxidável é bastante conhecido por suas inúmeras propriedades, que o tornam durável, resistente e de estética atrativa. No entanto, para isso, alguns cuidados rotineiros de limpeza são importantes. Analisando além do aspecto visual, quando sua aplicação é em itens médicos ou relacionados à cozinha, limpar o material torna-se ainda mais indispensável.

A limpeza dos produtos irá ajudar a garantir que o aço inoxidável mantenha seu asseio e seu brilho, permaneça sem impurezas ou sujeira e tenha sua vida útil estendida. Para ajudá-lo nessa tarefa, confira nossas dicas a seguir.

Boas práticas para a limpeza leve de produtos de aço inoxidável

Primeiramente, saiba que não é necessário fazer uso de produtos químicos pesados para limpar aço inoxidável. Na verdade, é indicado que se evite soluções que apresentem alvejantes ou ingredientes abrasivos em sua composição, visto que esses podem causar danos ao material.

Desse modo, é sempre importante ler as recomendações e as instruções de uso que constam nas embalagens de produtos de limpeza, a fim de identificar alguma eventual contraindicação ao aço inox. Para ficar ainda mais seguro, você pode fazer um teste em uma parte não visível do produto de aço, para ter a certeza de que a composição não irá gerar manchas.

De maneira geral, nos produtos de uso e de limpeza mais rotineiros, água quente e um pano ou esponja macia são um bom início. Para itens de cozinha, como talheres, por exemplo, é possível adicionar apenas detergente para louças para um resultado satisfatório.

Manual-do-comprador-768x161 (1)

Dicas de limpeza para remoção de resíduos e manchas no aço inoxidável

Para a remoção de manchas e marcas de água, um limpador de vidros pode ser utilizado. Basta borrifar o composto no produto e depois limpá-lo com um pano de microfibra. Para finalizar, enxague o item e lustre sua superfície com um pano macio e seco.

Agora, se os resíduos ou manchas são mais resistentes, pode ser necessário utilizar uma esponja para aplicar o limpador no utensílio. Ainda, o bicarbonato de sódio também pode ser útil nessas situações. Para isso, faça uma pasta com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio misturada com um pouco de água. Deixe, então, a área a ser limpa coberta com esse preparado durante 30 minutos e, em seguida, esfregue-a com um pano úmido. Por fim, enxágue a peça e deixe-a secar.

Outras indicações úteis para a limpeza e manutenção do aço inoxidável

  • Quando for executar a limpeza, sobretudo a mais pesada, mantenha o ambiente bem arejado.
  • Tenha em mente que o polimento do aço inox é recomendado apenas em caso de superfícies arranhadas ou opacas.
  • Para polimento de utensílios de cozinha feitos de aço inox, você pode, alternativamente, utilizar vinagre ou suco de limão.
  • Manter os itens de aço inox sempre secos ajuda a evitar manchas e a garantir seu asseio e sua grande durabilidade.
  • Os produtos mais indicados para a limpeza desse material são os detergentes suaves e neutros, água, sabão, panos de microfibra e esponjas de nylon.
  • Durante a limpeza, evite fazer movimentos circulares, sobretudo se utilizar algum produto para polir ou remover manchas.

E então, gostou de nossas dicas sobre como limpar aço inoxidável? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.