close
O Aço Inoxidável

Saiba a importância do tubo de aço inox 304 na indústria química e farmacêutica

quimica11

O tubo de aço inox 304 está entre os metais que mais se destacam para o uso em diversas áreas e aplicações. Devido à sua versatilidade e diferenciais, é possível encontrá-lo em utensílios domésticos, refinarias de petróleo, indústria de laticínios, condutores de água, cúpula de casa de reator de usina atômica e, também, na indústria química e na indústria farmacêutica.

Neste artigo, saiba mais sobre a importância e a aplicação do tubo de aço inox 304 na indústria química e farmacêutica. Acompanhe.

Tubo de aço inox 304 na indústria química e farmacêutica

Os materiais mais comuns nessas duas áreas são as tubulações ou os suportes para reatores e tanques. O que os leva a serem os preferidos nos segmentos citados é o fato de proporcionarem salubridade e fácil higienização aos produtos que dele são feitos.

Além disso, cabe destacar que o aço inox 304 tem uma capacidade anticorrosiva que se difere de outros tipos de metais, aspecto bastante importante quando falamos em aço inox, pois possibilita que partículas de ferrugem não se misturem a outros componentes, o que acontece com frequência com outros materiais e que de modo algum pode ocorrer quando se trata de uma indústria química ou indústria farmacêutica, devido à responsabilidade que há sobre os produtos por elas disponibilizados no mercado.

Manual-do-comprador-768x161 (1)

Formas do aço inox 304

Vale ressaltar que o aço inox 304 nas indústrias farmacêutica e química também é feito em outras dimensões. As mais comuns são em chapas e barras, podendo surgir, dentro desses dois cenários, nos formatos de suportes para tanques, recipientes, mesas para cirurgia, além de pernas para cadeiras, corrimão e apoios.

Características fundamentais do aço inox 304

O aço inox AISI 304 pertence à família dos austeníticos e é composto, basicamente, por ferro, cromo (pelo menos 18%) e níquel (8%), o que garante a alta resistência à oxidação e corrosão, sua boa conformabilidade e soldabilidade. Ainda, esse aço não é magnético.

Em relação ao formato, o tubo de aço inox 304 pode apresentar formatos arredondados, retangulares ou quadrados. Em termos de acabamento, pode contar com tipos variados de polimentos.

Ele é imune a efeitos climáticos bruscos e, também, capaz de suportar fortes impactos sem a consequência de sofrer danos irreparáveis. Por essas características, ele é unânime em empresas que incorporam a confecção de produtos voltados tanto para o segmento farmacêutico quanto o químico.

Qualidade do aço inox 304: fator indispensável para a indústria química e farmacêutica

Quem trabalha na indústria química ou na indústria farmacêutica deve se atentar às especificidades do material disponibilizado pelo seu fornecedor. Para a indústria química, por exemplo, o aço deve ser comercializado com atestado que garanta a sua qualidade.

O aço inox 304 deve dispor do certificado ISO 9001/2015, que é a norma de sistema de gestão de qualidade, a qual é reconhecida internacionalmente e utilizada por organizações que desejam comprovar capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de seus clientes e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis.

Quer saber mais sobre aço inox na indústria química e na indústria farmacêutica? Ficou com alguma dúvida? Siga acompanhando nosso canal de conteúdo e deixe sua mensagem nos comentários.