close
Sem categoria

Entenda a importância de trabalhar com o aço inox

erros-na-indústria-alimentícia-1

Diversos segmentos da indústria, tais como alimentícia, sucroalcooleira e construção civil, trabalham com aço inox. Por ser um material extremamente versátil e de amplos benefícios, o metal é amplamente utilizado nas mais diversas aplicações, compondo desde parafusos até peças decorativas com design requintado.

No entanto, para isso, é preciso conhecer alguns princípios a fim de se trabalhar da melhor maneira com o aço inox. Para ajudá-lo nisso, confira as dicas a seguir.

Algumas das principais propriedades e benefícios de trabalhar com aço inox

Trata-se de uma liga metálica composta por diferentes elementos, que tem no cromo e no ferro seus destaques. Por sua composição, apresenta uma espécie de película protetora em sua superfície contra a ferrugem. Também é resistente a variações de temperatura e ao impacto, apresenta alta durabilidade, baixa tensão superficial, fácil manutenção e limpeza.

Ainda, é um material de fácil conformabilidade, o que torna amplas as suas possibilidades de uso, podendo ser dobrado, forjado, curvado, etc.

Outra propriedade que tem sua demanda crescente é a da reciclabilidade dos insumos. E o aço inox é 100% reciclável, sendo um material sustentável.

Por fim, o aço inox é associado ao requinte, estilo e à modernidade, tendo, por isso, uma aplicação diversificada para compor o design de peças e de ambientes.

Manual-do-comprador-768x161 (1)

Tipos de aço inox

Para trabalhar com o aço inox, também é importante conhecer suas famílias. Entre elas, destacam-se:

  • Austeníticos: tipo amplamente utilizado em razão da praticidade de conformação e de sua resistência – mesmo diante de baixas temperaturas. Ainda, apresenta ótimas propriedades mecânicas e praticidade nos trabalhos envolvendo soldagem. Entre eles, podemos citar o 304, 304L, 316 e 316L.
  • Ferríticos: apresentam menor custo. Entretanto sua resistência à corrosão é limitada já que ele se aproxima mais do aço do tipo comum. Vê-se a aplicação dos aços 409, 410S e 430, por exemplo em eletrodomésticos e em talheres.
  • Martensíticos: tipos de aços inoxidáveis mais resistentes e duros, semelhantes ao aço carbono. Em função de sua composição que apresenta altos índices de carbono, podem ter sua resistência ampliada por meio do aquecimento. Os aços  410, 420, 498 são exemplos de martensíticos e são bastante demandados pelas indústrias química e petroquímica.
  • Outros: além desses tipos, há outras variações de aço inox que são menos demandadas pelo mercado, geralmente utilizados em projetos com necessidades de composições bastante específicas.

Conhecer as diferenças entre eles ajuda na definição do tipo mais adequado para cada projeto. Por exemplo, para peças com exposição maior a temperaturas extremas ou a agentes corrosivos, recomenda-se o uso dos austeníticos.

Formatos para compra do aço inox

Na hora de comprar aço inoxidável para seus projetos, você poderá optar por diferentes formatos, tais como tubos (com e sem costura) e chapas.

O tubo com costura  de aço inox 304, por exemplo, é produzido por meio da soldagem de duas pontas de uma chapa de metal, o que gera uma ampla variedade de formatos, tais como redondo, retangular e quadrado. Esse formato é bastante demandado para a fabricação de utensílios e uso doméstico – como garrafas térmicas, por exemplo.

A importância de um fornecedor confiável para se trabalhar com aço inox

Há diversos fornecedores de aço inoxidável no mercado. No entanto, para ter a certeza de estar recebendo realmente o material encomendado e de que ele seja entregue dentro dos parâmetros esperados, é preciso optar por um fornecedor com expertise e credibilidade.

É importante ter em mente que o aço inox de baixa qualidade – isso é, composto por elementos de segunda linha – e que é transportado de modo incorreto poderá apresentar menor durabilidade, resistência e brilho, além de aspecto estético comprometido.

Ainda, contar com um fornecedor que atue como um parceiro, fornecendo atendimento consultivo sobre o tipo de material ideal para seu projeto, dicas de armazenamento e limpeza, etc. também faz toda a diferença para se trabalhar da melhor forma possível com o aço inox.

E então, ficou mais claro para você quais são os benefícios de trabalhar com o aço inox? Precisa de alguma outra informação para seu projeto? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco!