close
cabos_de_aco

O cabo de aço inox é fabricado a partir de um aço inoxidável, o que o faz ser mais resistente e ter valor mais elevado do que cabos feitos com outros materiais. Em geral, o cabo de aço inox  apresenta a aparência de uma corda, no entanto, a diferença básica é que, ao invés de ser feito de sisal ou nylon, ele é produzido com arames de aço que foram enrolados em forma de hélice.

Além do aço inox, esses cabos podem ser encontrados em diversos tipos. Há o cabo de aço polido, o galvanizado, o revestido/encapado e em tipos de construções específicas (6×7, 6×25, 6×36 e 6×41). No entanto, o mais resistente e feito para situações nas quais se necessita de maior força e durabilidade é realmente o cabo de aço inox.

Neste artigo, saiba mais sobre as aplicações variadas e os valores do cabo de aço inox. Acompanhe a seguir.

Destinações mais comuns dos cabos de aço inox

Os cabos de aço inox são prioritariamente utilizados em trabalhos que têm como destino locais que possuem ou são propícios ao surgimento de corrosão, como por exemplo, o meio marítimo, tendo em vista que fatores como a água, a maresia, entre outros, deixam a peça suscetível aos efeitos corrosivos.

Outro uso bastante comum desse tipo de cabo de aço é na decoração de ambientes. Por ser um tipo de cabo com um custo mais elevado e de visual sofisticado, ele também é considerado um material refinado e que agrega um toque bastante especial e requintado à ornamentação.

É importante destacar que esse é um cabo fabricado para atender a necessidade do mercado de ter cabos mais resistentes às condições adversas de uso, aos ambientes severos, com maresia e alto índice de corrosão. Ele é indicado para lugares que sofram com ataques de ácidos sulfúrico e sulfurosos, além de banho clorado, solução alcalina e solução salina.

Manual-do-comprador-768x161 (1)

 

Preço do cabo de aço inox

Como já foi citado, as propriedades e os benefícios do cabo de aço inox fazem com que ele apresente um valor mais elevado. Ele está no mercado devido a problemas de corrosão, pois os cabos de aço normais são passíveis à corrosão externa ou interna e, inclusive, aceleram esse processo devido à diminuição da resistência a tração através da redução de área metálica do cabo.

Por ser feito de um material mais resistente, ele tem um custo mais elevado, pois previne todos os desgastes prematuros que os demais cabos não conseguem o que, no final das contas, gera um custo-benefício atrativo.

Onde usar o cabo de aço inox

Por suas propriedades anticorrosivas, os cabos de aço inox podem ser colocados em móveis que fiquem expostos a fatores que podem levar à corrosão, tornando, dessa forma, os materiais mais duradouros.

Eles podem, ainda, fazer parte da produção de adriças de veleiros, ser aplicados nas áreas da arquitetura, aviação, na decoração, no segmento náutico em medidores de nível e na movimentação de velas.

E então, ficaram mais claras a função e as possíveis aplicações do cabo de aço inox? Se você ficou com alguma dúvida, deixe sua mensagem nos comentários.