close
O Aço Inoxidável

Canudo ecológico: Saiba o porquê está sendo adquirido

canudo-reutilizavel-e-ecologico-de-verdade

O chamado canudo ecológico é um dos grandes assuntos do momento. Isso porque os canudos tradicionais, feitos de plástico, têm sido alvo de severas críticas quanto a seu prejudicial impacto no meio ambiente. Tanto é que em torno de 20 cidades brasileiras já transformaram esse combate aos canudos de plástico em lei.

Esse movimento está ocorrendo no mundo todo, recebendo grande repercussão nas redes sociais e sendo estimulado por dados bastante impactantes. Por exemplo, há previsão de que até 2050 haja mais plástico no oceano do que peixes. Isso porque cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos são despejados anualmente nos oceanos, conforme relatório.

Nesse contexto, o canudo ecológico tem recebido cada vez mais atenção, sobretudo os de aço. Para compreender melhor essa questão sobre o que é e os benefícios do canudo ecológico, confira o artigo de hoje!

Manual-do-comprador-768x161

O que é o canudo ecológico?

O canudo tradicional não é biodegradável, por isso, pode levar até 1.000 anos para sua decomposição ser feita no meio ambiente. Hoje, ele já representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e sua produção ainda contribui para o aumento do consumo de petróleo – cuja fonte não é renovável. Seu tempo de uso estimado é de algo em torno de quatro minutos, porém, como vimos, seus impactos no meio ambiente podem alcançar centenas de anos.

Nesse cenário, como alternativa para quem não abre mão de saborear suas bebidas com o canudo, surge a opção ecológica, que apresenta um impacto ambiental substancialmente menor em relação ao modelo tradicional. Há no mercado hoje uma grande variedade, incluindo canudos de aço, vidro, palha e bambu.

Motivos para a grande procura pelo canudo ecológico em aço inox

Entre os diversos modelos de canudo ecológico, o de aço inox apresenta diversos benefícios. Entre eles, destacam-se:

1. Apelo sustentável

Como vimos, o canudo ecológico tem um natural apelo sustentável e reflete um momento de maior conscientização ambiental da população. Um estudo demonstrou que o meio ambiente é hoje uma das 10 principais preocupações do brasileiro, ficando atrás somente de violência, serviços públicos, aumento no custo de vida, educação e economia.

E o canudo de aço, por ser feito de um material 100% reciclável, apresenta um apelo ainda mais evidente – de fato, o aço inox é tido como o metal mais sustentável entre os disponíveis comercialmente no mercado.

2. Grande resistência e durabilidade

O aço é um material com resistência à oxidação, intempéries, impactos e, ainda, de grande durabilidade. E o canudo ecológico de aço, igualmente, apresenta esses diferenciais.

3. Modernidade

Além do expressivo fator sustentável, o canudo de aço é feito a partir de material nobre que transmite o conceito de um produto sofisticado e moderno.

4. Facilidade de limpeza

Como suas paredes são lisas, sem porosidade, os líquidos não ficam retidos nesse tipo de canudo, o que gera uma grande facilidade na limpeza e no reúso do item.

5. Benéfico para nossa saúde

Os canudos tradicionais podem alocar micro-organismos que fazem mal à nossa saúde. Se mal armazenados, podem representar riscos como infecções alimentares, já que são levados à boca do consumidor. Já o canudo de aço apresenta maior potencial de assepsia, sendo feito de material inerte – isso é, que não reage ao contato com outros elementos – e de muito fácil higienização.

E então, ficou mais claro para você os motivos que levam o canudo ecológico a ser tão requisitado atualmente? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.