close
industriais

Em linhas gerais, a caixa de gordura inox é uma caixa coletora de gordura instalada em cozinhas comerciais, residenciais e industriais. Seu objetivo de uso é fazer com que elementos como o óleo usado não cheguem até o meio ambiente e gerem grandes prejuízos, além de problemas com o encanamento.

Por suas propriedades e diversos benefícios, o aço inoxidável é um dos materiais mais utilizados nas caixas de gordura – sendo que, em algumas cidades, há até mesmo a obrigatoriedade de tal equipamento ser confeccionado com esse material.

Neste artigo, compreenda melhor a função da caixa de gordura e os principais benefícios em optar por um modelo em aço inox. Acompanhe a seguir.

Manual-do-comprador-768x161 (1)

Qual é a função da caixa de gordura inox?

Basicamente, a caixa de gordura inox é utilizada para bloquear gorduras e óleos que são eliminados nos ralos das cozinhas. Desse modo, evita-se que esses resíduos cheguem até a rede coletora de esgoto e poluam as águas das cidades, além de casos de obstrução de tubulações hidrossanitárias e outros problemas que podem atingir grandes proporções nos encanamentos de ambientes domésticos, industriais ou empresariais.

E, para isso, a caixa de gordura precisa ser bastante resistente. Por esse motivo, o aço inox tem sido tão demandado na confecção de tal equipamento.

Principais vantagens da caixa de gordura inox

Além do que já vimos, outros benefícios em se adotar uma caixa de gordura inox são:

1. Limpeza prática e facilitada

Devido às propriedades do aço inoxidável, diferentemente de outras matérias-primas, nesse modelo a gordura não fica presa às paredes do equipamento. Depois de esfriar, ela se transforma em um bloco que fica armazenado em seu reservatório, o que torna a limpeza posterior mais facilitada.

2. Alta resistência

O aço inox é um dos materiais de maior resistência do mercado. Desse modo, ele gera baixa demanda de manutenção e mantém suas propriedades mesmo diante de impactos, umidade, calor, desgastes mecânicos e ambiente propício à corrosão e à oxidação.

3. Longa durabilidade

Por ser um material bastante resistente a condições hostis, a caixa de gordura inox oferece uma durabilidade acima da média. Com cuidados simples, sua boa conservação e adequado funcionamento se manterão por muitos anos.

4. Custo-benefício

A caixa de gordura inox apresenta um custo menor do que o do modelo tradicional construído em concreto, além de trazer diversos benefícios agregados, como os que estamos vendo aqui.

5. Opção ecológica

O inox é um material 100% reciclável e é reconhecido como o metal mais sustentável entre os disponíveis comercialmente no mercado.

6. Mais segurança nas operações industriais e comerciais

Em ambientes como as cozinhas industriais, por exemplo, a caixa de gordura inox oferece um nível de segurança adicional, uma vez que as propriedades do equipamento confeccionado com esse material asseguram seu bom funcionamento, evitando transtornos como entupimentos frequentes e retorno de esgoto, que podem comprometer as operações e a imagem do estabelecimento.

7. Possibilidade de personalização às demandas

O aço inox é um material que permite um amplo nível de personalização nas produções. Por isso, ele possibilita que a caixa de gordura seja feita nas medidas e com a capacidade de armazenamento demandadas pelo cliente.

E então, ficou mais claro para você por que escolher uma caixa de gordura em aço inox é uma boa ideia? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.