close
Design sem nome (89)

O aço inox é um material bastante versátil, que pode ser aplicado em diferentes segmentos de negócios e projetos. Isso porque ele conta com diversos diferenciais que agregam vantagens em sua utilização. No entanto, para isso, é importante saber como conservar o aço inoxidável de modo a garantir esse desempenho e a durabilidade do material.

Neste artigo, conheça mais sobre esse metal, seus benefícios e veja dicas para conservar o aço inox. Acompanhe a seguir.

O que é o aço inox? Como é sua composição?

O aço inox, chamado também de aço inoxidável, é uma liga metálica composta de ferro, cromo, carbono e níquel.

Uma das características mais marcantes desse material é que, diferentemente dos aços comuns que  sofrem o processo de ferrugem, o aço inoxidável é bastante resistente à corrosão. Isso ocorre em função da película protetora formada pelo cromo (chamada de camada passiva) em contato com o oxigênio, o que torna o material impermeável. Para isso, o aço inox precisa apresentar, no mínimo, 10,50% de cromo em sua composição.

Diferenciais do aço inoxidável

Entre os atributos que fazem desse um material vantajoso para diversos tipos de projetos, destacam-se:

  • O aço inox apresenta grande durabilidade.
  • Material bastante resistente à corrosão e ao calor.
  • Agrega requinte, elegância e modernidade à decoração.
  • Material sustentável, sendo 100% reciclável.
  • Versatilidade de aplicações, podendo ser aplicado em instalações hospitalares, na indústria alimentícia, indústria automotiva, indústria química e farmacêutica, na construção civil, entre diversos outros segmentos.
  • Apresenta grande facilidade de limpeza.
  • É um material higiênico.
  • Tem baixa tensão superficial.
  • Demanda baixo custo e cuidados para manutenção.
  • Apresenta estabilidade química.
  • Ótimo custo-benefício.

Dicas para conservar o aço inox

Como vimos, entre as vantagens do aço inoxidável, estão a beleza, resistência e durabilidade do material. No entanto, para isso, é necessário adotar alguns cuidados para conservar adequadamente suas propriedades e os benefícios, tais como:

1. Adote uma rotina de limpeza frequente

Manter uma rotina de limpeza é fundamental para conservar as características do aço inoxidável e evitar que apareçam manchas recorrentemente.

E é possível fazer essa limpeza diária de modo prático e simples, apenas com um pano seco, sem produtos químicos. Isso será o suficiente para remover a poeira da superfície do material.

2. Tenha cuidado para remoção de manchas

Por vezes, o material de aço inoxidável apresenta manchas de manuseio. Para retirá-las, utilize água e sabão ou detergente suave. Para finalizar, seque o local com um pano macio, limpo, seco e absorvente.

Entretanto, se a mancha é de tinta, pode ser necessário aplicar um removedor de tinta alcalino ou à base de solvente. Para conservar o material, não faça uso de facas ou raspadores, isso poderá arranhar o objeto de aço inox.

3. Faça a limpeza pesada com muita atenção e com os produtos certos

Para realizar a limpeza mais pesada ou remover partículas mais resistentes, um polidor de metal poderá ser utilizado em situações mais extremas.

Outra opção é fazer uma pré-imersão da peça em detergente morno a fim de amolecer os resíduos. Depois, caso o problema persista, você pode experimentar dissolver bicarbonato de sódio em álcool de uso doméstico, até que essa mistura forme uma pasta, e aplicá-la com o auxílio de um pano macio ou uma esponja de nylon. Por fim, deve-se enxaguar com água morna e fazer a secagem com pano macio.

4. Evite químicos e outros produtos que podem prejudicar o aço inox

Produtos com ácido clorídrico – conhecido também como ácido muriático -, alvejantes e polidores de pratarias devem ser evitados. Palhas de aço e buchas ásperas também apresentam alto risco de riscar o material e danificar sua camada protetora, abrindo pontos propícios à corrosão.

5. Para conservar o aço inox, preste atenção na hora da limpeza

Esse é um detalhe que faz toda a diferença para facilitar a limpeza e preservar o material de inox. Não realize movimentos circulares, sobretudo quando utilizar produtos mais pesados, e sempre faça a limpeza no sentido correto – utilizando as linhas que o aço inox possui como base.

6. Tenha cuidado ao estocar materiais de aço inox

Evite deixar esses itens expostos ao sol ou em locais que possam apresentar contaminação por partículas dispersas no ar, como poeiras e tintas. Ainda, lugares com umidade também devem ser evitados para guarda desses materiais, a fim de não prejudicar a estética e gerar manchas no inox.

Adquira o aço inox com um fornecedor qualificado para contar com todos esses benefícios

O aço inox apresenta diversos benefícios e diferenciais, que fazem desse o material ideal para uma ampla gama de projetos. E, como vimos, conservar o aço inox não é difícil, bastam apenas alguns cuidados simples.

No entanto, para isso, é fundamental adquirir o aço inoxidável em um fornecedor de confiança, que garanta a procedência e a qualidade do material.

A Losinox, por exemplo, é uma empresa com mais de 50 anos de mercado, sendo referência e uma das pioneiras na comercialização de aço inox no país.

Desse modo, se você está em busca de aço inoxidável de qualidade para seus projetos, faça contato com a Losinox